Observadores Certificados

A CADA 24 MINUTOS UMA NOVA OBRA DIFICULTA O TRÂNSITO DE SÃO PAULO

Observadora Certificada fala sobre aumento de interdições na cidade de São Paulo

Escrito por Portal ONSV

05 JUL 2023 - 11H41

O trânsito da cidade de São Paulo recebeu, em média, uma nova interdição oficial a cada 24 minutos neste ano, conforme o levantamento exclusivo realizado pela Orbi – veículo de comunicação do Grupo Bandeirantes -, com base em dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Mércia Gomes, conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada foi ouvida pela reportagem para comentar sobre essas interdições.

Foram 5.418 bloqueios autorizados para realização temporária de obras públicas e particulares que precisaram ocupar faixas destinadas aos veículos no primeiro trimestre, conforme o levantamento exclusivo realizado pela Orbi – veículo de comunicação do Grupo Bandeirantes -, com base em dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que revela o maior número de interdições desde 2019. Foram 5.418 permissões, número 46% superior em relação ao mesmo período do ano passado (3.706 permissões) e 30% maior que em 2019 (4.159), período antes da pandemia.

"As empresas privadas têm uma grande responsabilidade por esse número elevado de obras, mas elas conseguem porque existe um acordo com o governo. No entanto, não estão sendo observados os fatores negativos para a sociedade: poluição e mobilidade urbana", afirmou a Observadora Certificada Mércia Gomes.

Em nota, a CET lembrou que seu trabalho é feito para conciliar a necessidade da execução de obras nas vias com a mobilidade dos usuários em geral, com objetivo de dar condições de segurança e fluidez do trânsito no menor impacto possível.

Leia a matéria completa: https://orbi.band.uol.com.br/sao-paulo/uma-nova-obra-trava-o-transito-de-sao-paulo-a-cada-24-minutos-6766

Foto: Obras na pista da Marginal Tiete (afundamento da pista) na altura da Ponte Freguesia do Ó. Eduardo Knapp/Folhapress/Reprodução.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Boleto