O trânsito da cidade de São Paulo recebeu, em média, uma nova interdição oficial a cada 24 minutos neste ano, conforme o levantamento exclusivo realizado pela Orbi – veículo de comunicação do Grupo Bandeirantes -, com base em dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Mércia Gomes, conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada foi ouvida pela reportagem para comentar sobre essas interdições.
Foram 5.418 bloqueios autorizados para realização temporária de obras públicas e particulares que precisaram ocupar faixas destinadas aos veículos no primeiro trimestre, conforme o levantamento exclusivo realizado pela Orbi – veículo de comunicação do Grupo Bandeirantes -, com base em dados fornecidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que revela o maior número de interdições desde 2019. Foram 5.418 permissões, número 46% superior em relação ao mesmo período do ano passado (3.706 permissões) e 30% maior que em 2019 (4.159), período antes da pandemia.
"As empresas privadas têm uma grande responsabilidade por esse número elevado de obras, mas elas conseguem porque existe um acordo com o governo. No entanto, não estão sendo observados os fatores negativos para a sociedade: poluição e mobilidade urbana", afirmou a Observadora Certificada Mércia Gomes.
Em nota, a CET lembrou que seu trabalho é feito para conciliar a necessidade da execução de obras nas vias com a mobilidade dos usuários em geral, com objetivo de dar condições de segurança e fluidez do trânsito no menor impacto possível.
Leia a matéria completa: https://orbi.band.uol.com.br/sao-paulo/uma-nova-obra-trava-o-transito-de-sao-paulo-a-cada-24-minutos-6766
Foto: Obras na pista da Marginal Tiete (afundamento da pista) na altura da Ponte Freguesia do Ó. Eduardo Knapp/Folhapress/Reprodução.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.