Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2024 - 16H16

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito. A cada ano, as estatísticas revelam um cenário alarmante de mortes e feridos nas vias ao redor do mundo: um preço alto demais a ser pago pela mobilidade e pela pressa cotidianas. Dentro desse contexto, surge o Movimento Maio Amarelo: uma iniciativa que transcende fronteiras e une esforços para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de sinistros de trânsito. Em sua 11ª edição, o tema “Paz no Trânsito Começa por Você” ressoa um convite individual e interpela cada um de nós.

Este tema não é apenas um slogan. É, primordialmente, um manifesto por mudanças profundas em nossa maneira de perceber o trânsito e de como nele nos comportamos. A paz desejada nas vias começa com a reflexão e a ação individual, mas também se expande em ondas, alcançando a coletividade. É um chamado que beira a filosofia e a sensibilidade espiritual, para que cada pessoa se perceba como parte essencial de um sistema maior, onde suas escolhas e comportamentos têm o poder de salvar vidas.

A paz no trânsito é construída sobre os pilares do respeito, da responsabilidade e da empatia. Respeito às leis, aos sinais e aos limites de velocidade; responsabilidade pelas escolhas de ação e reação; e empatia por cada vida que compartilha as vias, entendendo que cada pedestre, ciclista, motociclista e motorista é alguém com família, sonhos e o direito de chegar seguro ao seu destino.

A missão do Movimento Maio Amarelo, especialmente em 2024, é clara: difundir a mensagem de que o comprometimento com a segurança no trânsito é uma causa de todos nós. Para dar fim aos sinistros com lesões e mortes, é imperativo que a mudança comece individualmente, mas que não pare por aí. É necessário que se torne um comprometimento coletivo, mantido por todos, todos os dias e obstinadamente.

Como Representantes do Movimento Maio Amarelo no Maranhão, convocamos a todos para que este Maio seja mais do que um mês de campanhas, mas um ponto de virada em nossas vidas. Que cada um de nós possa ser um agente de mudança, promovendo a paz no trânsito com nossas ações e decisões. Que possamos, juntos, construir uma cultura de segurança viária, onde o respeito e a vida prevaleçam sobre a pressa e a imprudência.

Ter paz é um estado de tranquilidade e harmonia que transcende as simples ausências de conflito ou agitação. É uma sensação profunda de bem-estar e contentamento que permeia o ser, influenciando não apenas a maneira como nos sentimos internamente, mas também como interagimos com o mundo ao nosso redor. Essa experiência de paz pode manifestar-se de diversas formas, a depender do indivíduo e do contexto, mas frequentemente inclui elementos de ação, reação, calma, serenidade, aceitação e um profundo senso de conexão com o próprio ser, com os outros seres, com o divino e com o universo.

A paz no trânsito realmente começa por você, por nós, por todos. Vamos juntos transformar essa visão em realidade, para que as futuras gerações herdem vias mais seguras e uma sociedade mais consciente e solidária. No trânsito, a escolha pela paz e pela vida é a única opção aceitável.










Cerca_de_500_radares_nao_funcionam_na_capital_do_estado_de_sao_paulo
Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.