O Bom Dia DF - TV Globo Brasília - de ontem (09), destacou que diversas paradas de transporte público na Via Estrutural do Distrito Federal foram retiradas por conta de obras e não foram recolocadas, causando assim insatisfação e reclamação por parte da população que utiliza essas paradas. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou sobre a importância de paradas adequadas, com abrigos e bancos, visando a acessibilidade e segurança dos passageiros que utilizam o transporte público.
Para a reportagem do Bom Dia DF, o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) explicou que aguarda o período de estiagem das chuvas – ou seja, assim que pare de chover - para colocar novamente essas paradas. Vale ressaltar que o período de chuvas na capital do país teve início por volta de dezembro e deve durar até meados de abril. A Via Estrutural é a principal via que liga o Plano Piloto à Região Oeste do Distrito Federal, com circulação diária de aproximadamente 100 mil motoristas.
Os locais em que ficavam as paradas de ônibus possuem atualmente apenas a placa azul de sinalização de ponto de espera de ônibus. Ainda segundo o DER, as obras estão sendo realizadas em etapas. No primeiro momento, com a troca do pavimento de asfalto pelo pavimento de concreto e atualmente, o Departamento trabalha na execução do serviço de sinalização e instalação de controle de velocidade, as a recolocação das paradas de ônibus serão feitas em um próximo momento.
“É importante destacar a necessidade que esses sejam contemplados com acessibilidade, uma infraestrutura adequada, a iluminação, considerando o tempo de permanência do usuário no período noturno, ou mesmo antes do nascer do dia, quando não há uma oferta e número suficiente, ou mesmo um abrigo em condições adequadas de uso, precarizadas, acaba por penalizar o usuário cativo. E aí, dentre os quais, o trabalhador, um cadeirante, a população que precisa se deslocar para uma consulta médica”, explicou Adriana Modesto.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/passageiros-reclamam-da-falta-de-paradas-de-onibus-na-via-estrutural-12250810.ghtml
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.