Observadores Certificados

APÓS OBRAS, PARADAS DE TRANSPORTE PÚBLICO REMOVIDAS NÃO FORAM RECOLOCADAS NO DISTRITO FEDERAL

Observadora Certificada fala ao Bom Dia DF sobre a importância de paradas adequadas visando a acessibilidade e a segurança dos passageiros

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2024 - 11H10

O Bom Dia DF - TV Globo Brasília - de ontem (09), destacou que diversas paradas de transporte público na Via Estrutural do Distrito Federal foram retiradas por conta de obras e não foram recolocadas, causando assim insatisfação e reclamação por parte da população que utiliza essas paradas. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou sobre a importância de paradas adequadas, com abrigos e bancos, visando a acessibilidade e segurança dos passageiros que utilizam o transporte público.

Para a reportagem do Bom Dia DF, o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) explicou que aguarda o período de estiagem das chuvas – ou seja, assim que pare de chover - para colocar novamente essas paradas. Vale ressaltar que o período de chuvas na capital do país teve início por volta de dezembro e deve durar até meados de abril. A Via Estrutural é a principal via que liga o Plano Piloto à Região Oeste do Distrito Federal, com circulação diária de aproximadamente 100 mil motoristas.

Os locais em que ficavam as paradas de ônibus possuem atualmente apenas a placa azul de sinalização de ponto de espera de ônibus. Ainda segundo o DER, as obras estão sendo realizadas em etapas. No primeiro momento, com a troca do pavimento de asfalto pelo pavimento de concreto e atualmente, o Departamento trabalha na execução do serviço de sinalização e instalação de controle de velocidade, as a recolocação das paradas de ônibus serão feitas em um próximo momento.

“É importante destacar a necessidade que esses sejam contemplados com acessibilidade, uma infraestrutura adequada, a iluminação, considerando o tempo de permanência do usuário no período noturno, ou mesmo antes do nascer do dia, quando não há uma oferta e número suficiente, ou mesmo um abrigo em condições adequadas de uso, precarizadas, acaba por penalizar o usuário cativo. E aí, dentre os quais, o trabalhador, um cadeirante, a população que precisa se deslocar para uma consulta médica”, explicou Adriana Modesto.

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/bom-dia-df/video/passageiros-reclamam-da-falta-de-paradas-de-onibus-na-via-estrutural-12250810.ghtml

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.