Observadores Certificados

ATROPELAMENTOS DE PESSOAS IDOSAS ALERTA PARA QUESTÕES DE MOBILIDADE EM JUIZ DE FORA/MG

Observador Certificado fala sobre a vulnerabilidade e desafios que idosos enfrentam para se deslocar pela cidade

Escrito por Portal ONSV

13 JUL 2023 - 09H47

O Jornal Tribuna de Minas destacou os sinistros de trânsito envolvendo pessoas idosas em Juiz de Fora, Minas Gerais, chamando a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária da população em questões envolvendo a mobilidade urbana. O Observador Certificado José Luiz Britto Bastos foi ouvido pela reportagem para falar sobre os desafios que os idosos enfrentam no deslocamento pela cidade e aponta a necessidade de repensar o planejamento urbano.

Na visão do mestre em engenharia de transportes e observador certificado do OBSERVATÓRIO, não há uma preparação em termos de mobilidade urbana para lidar com o envelhecimento da população. Esse ponto se aplica ao trânsito, mas também à movimentação do idoso pela cidade, de uma forma geral. Como exemplificado por José Luiz Bastos, a tecnologia já tem apresentando algumas soluções para lidar com parte da questão.

“Existem hoje alguns dispositivos que já funcionam, por exemplo, em Curitiba, em que você pode aumentar o tempo de passagem para o idoso. Ele apresenta o seu cartão magnético em um leitor, aquele leitor vai ler a idade dele e aumentar em alguns segundos o tempo de travessia”, relatou o Observador Certificado.

Outra medida que contribuiria para a redução de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, de uma maneira geral, para o especialista, seria a redução da velocidade nas vias urbanas, em um movimento chamado de “Zonas 30”. “Nas áreas urbanas, a velocidade não ultrapassa 30 km/h porque, nesse caso, uma pessoa que é atropelada tem uma possibilidade de vir a falecer de apenas 10%. Se for a 50 ou 60 km/h, a situação se inverte, e há 90% de chance de vir a falecer”, pontuou.

Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-06-2023/atropelamentos-vulnerabilidade-pessoas-idosas-transito.html

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.