O Jornal Tribuna de Minas destacou os sinistros de trânsito envolvendo pessoas idosas em Juiz de Fora, Minas Gerais, chamando a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária da população em questões envolvendo a mobilidade urbana. O Observador Certificado José Luiz Britto Bastos foi ouvido pela reportagem para falar sobre os desafios que os idosos enfrentam no deslocamento pela cidade e aponta a necessidade de repensar o planejamento urbano.
Na visão do mestre em engenharia de transportes e observador certificado do OBSERVATÓRIO, não há uma preparação em termos de mobilidade urbana para lidar com o envelhecimento da população. Esse ponto se aplica ao trânsito, mas também à movimentação do idoso pela cidade, de uma forma geral. Como exemplificado por José Luiz Bastos, a tecnologia já tem apresentando algumas soluções para lidar com parte da questão.
“Existem hoje alguns dispositivos que já funcionam, por exemplo, em Curitiba, em que você pode aumentar o tempo de passagem para o idoso. Ele apresenta o seu cartão magnético em um leitor, aquele leitor vai ler a idade dele e aumentar em alguns segundos o tempo de travessia”, relatou o Observador Certificado.
Outra medida que contribuiria para a redução de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, de uma maneira geral, para o especialista, seria a redução da velocidade nas vias urbanas, em um movimento chamado de “Zonas 30”. “Nas áreas urbanas, a velocidade não ultrapassa 30 km/h porque, nesse caso, uma pessoa que é atropelada tem uma possibilidade de vir a falecer de apenas 10%. Se for a 50 ou 60 km/h, a situação se inverte, e há 90% de chance de vir a falecer”, pontuou.
Leia a matéria completa: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-06-2023/atropelamentos-vulnerabilidade-pessoas-idosas-transito.html
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.