O Jornal da EPTV 1 edição, da EPTV afiliada à TV Globo em Campinas, interior de São Paulo, revelou na última sexta-feira (30), aumento no número de novos condutores que perderam a permissão para dirigir na região de Campinas. O Observador Certificado Marcos Oriqui falou sobre os principais motivos para o aumento da perda desse documento.
Segundo os dados apresentados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) que destacam aumento no número de novos condutores que perderam a permissão para dirigir na região de Campinas, na comparação dos anos 2021 com 2022. Mogi Guaçu registrou aumento de 12,5%; seguida de Santa Bárbara D’Oeste com 7,28%; Valinhos 4,58%; Campinas com 4,10% e; Americana, com 1,01%.
Conforme explicou o Observador Certificado Marcos Oriqui, ao tirar a primeira habilitação, todo mundo ganha uma PPD (Permissão Para Dirigir), válida por um ano. Essa permissão pode ser perdida pelo condutor que tiver uma infração gravíssima ou uma grave, ou duas médias.
“Então essa é a condição para permanecer com a permissão para dirigir. Passar no sinal vermelho, é gravíssima, se estiver com a permissão para dirigir, vai perder a carteira. Se você estiver manuseando o celular durante a parada no semáforo, isso não pode, é infração gravíssima, vai perder a permissão para dirigir”, reforçou o Observador Certificado.
Marcos Oriqui ainda argumentou que a falta de atenção é uma das principais causas da suspensão do direito de conduzir um veículo. “O trânsito é um jogo e como todo jogo, ele tem regras. A gente precisa estar muito atento a essas regras para não ser flagrado, cometendo infração”, finalizou.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11744179/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.