Observadores Certificados

AUMENTO DE FROTA DE MOTOS NAS REGIÕES DE CAMPINAS E PIRACICABA/SP

Observador Certificado comenta sobre os fatores que contribuem para esse aumento e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito

Escrito por Portal ONSV

26 MAI 2023 - 14H39

Observador Certificado comenta sobre os fatores que contribuem para esse aumento e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito

O jornal da EPTV 1ª Edição de Campinas e Piracicaba, da afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, de ontem (25), destacou o aumento da frota de motos nas maiores cidades da região de Campinas e Piracicaba, segundo dados do Detran, com base no período de 2005 a março de 2023. O Observador Certificado, Marcos Oriqui, comentou sobre os fatores que contribuem para o aumento da frota e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito.

Conforme explicou o Observador Certificado, existem dois fatores principais para o aumento da frota de motocicletas na região, como meio de transporte e como forma de trabalho, os chamados deliveries. “O primeiro é o aumento do uso da moto como meio de transporte para trabalho, ida e volta. Então muita gente que se cansou do transporte público e migrou para a moto. É um público que prevalece, entre muitos deles, a inexperiência, a imaturidade, esse é o primeiro fenômeno. O segundo, é o uso da moto para entregas, então o lockdown, a pandemia, fez com que houvesse uma explosão de demanda por entregas rápidas. Isso gerou oportunidade de emprego para um outro público.”

Questionado sobre o crescimento da frota e os riscos no trânsito, segundo Marcos Oriqui, argumentou sobre a complexidade da situação, mas que existe solução. Ainda segundo ele, que se baseiam em três áreas.

“Talvez a primeira, é a gente estimular de qualquer maneira o treinamento, eles sabem até pilotar, a parte técnica, mas não sabem fazer gestão de risco. O que é gestão de risco? É você entender, compreender e respeitar o risco. O segundo ponto, a profissão do motofretista, precisa ser regulamentada adequadamente. Hoje, essa profissão é totalmente descoberta, eles ficam totalmente desprotegidos e ela, é extremamente arriscada. E um terceiro ponto, tem que aumentar bastante a fiscalização, porque a quantidade de infrações, de coisas erradas cometidas com a moto é enorme e atrapalha todo mundo, e envolve a segurança de todo mundo”, finalizou o Observador Certificado.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11646430/

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.