
AUMENTO DE FROTA DE MOTOS NAS REGIÕES DE CAMPINAS E PIRACICABA/SP
Observador Certificado comenta sobre os fatores que contribuem para esse aumento e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito
Observador Certificado comenta sobre os fatores que contribuem para esse aumento e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito
O jornal da EPTV 1ª Edição de Campinas e Piracicaba, da afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, de ontem (25), destacou o aumento da frota de motos nas maiores cidades da região de Campinas e Piracicaba, segundo dados do Detran, com base no período de 2005 a março de 2023. O Observador Certificado, Marcos Oriqui, comentou sobre os fatores que contribuem para o aumento da frota e formas de evitar eventuais ocorrências de trânsito.
Conforme explicou o Observador Certificado, existem dois fatores principais para o aumento da frota de motocicletas na região, como meio de transporte e como forma de trabalho, os chamados deliveries. “O primeiro é o aumento do uso da moto como meio de transporte para trabalho, ida e volta. Então muita gente que se cansou do transporte público e migrou para a moto. É um público que prevalece, entre muitos deles, a inexperiência, a imaturidade, esse é o primeiro fenômeno. O segundo, é o uso da moto para entregas, então o lockdown, a pandemia, fez com que houvesse uma explosão de demanda por entregas rápidas. Isso gerou oportunidade de emprego para um outro público.”
Questionado sobre o crescimento da frota e os riscos no trânsito, segundo Marcos Oriqui, argumentou sobre a complexidade da situação, mas que existe solução. Ainda segundo ele, que se baseiam em três áreas.
“Talvez a primeira, é a gente estimular de qualquer maneira o treinamento, eles sabem até pilotar, a parte técnica, mas não sabem fazer gestão de risco. O que é gestão de risco? É você entender, compreender e respeitar o risco. O segundo ponto, a profissão do motofretista, precisa ser regulamentada adequadamente. Hoje, essa profissão é totalmente descoberta, eles ficam totalmente desprotegidos e ela, é extremamente arriscada. E um terceiro ponto, tem que aumentar bastante a fiscalização, porque a quantidade de infrações, de coisas erradas cometidas com a moto é enorme e atrapalha todo mundo, e envolve a segurança de todo mundo”, finalizou o Observador Certificado.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11646430/

70 ÔNIBUS CLANDESTINOS DE VIAGEM APREENDIDOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE EM SÃO PAULO
O Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, apresentou dados referentes aos ônibus clandestinos de viagem interestadual apreendidos no primeiro trimestre do ano, partindo da cidade de São Paulo. O coordenador de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Augusto Borges, alertou para os riscos da viagem num ônibus clandestino.

MAIO AMARELO É DESTAQUE NA TV CÂMARA DE ASSIS/SP
A TV Câmara de Assis, no interior de São Paulo, destacou as ações do Movimento Maio Amarelo realizadas em parceria entre o Observador Certificado, André Ferreira dos Santos, o Departamento Municipal de Trânsito, a Polícia Militar e o Sest-Senat, na última quinta-feira (25), no encerramento do mês de ações para a conscientização para o trânsito seguro.

RECORDE DE MOTOS NOVAS NAS RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
A matéria da Folha de S.Paulo de ontem (30), abordou o levantamento realizado pelo Detran-SP que aponta o maior número de motocicletas novas emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano em São Paulo, desde 2015, início dos registros da série histórica registrada pelo Departamento de Trânsito Estadual. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, comenta sobre esse aumento de venda de motocicletas e a influência sobre o trânsito.