Observadores Certificados

BORA DE BIKE, RECIFE?

Município promove a mobilidade ativa e a segurança viária de pedestres e ciclistas na capital pernambucana

Escrito por Portal ONSV

21 JUN 2023 - 15H14 (Atualizada em 21 JUN 2023 - 17H38)

Dados apresentados pela Rádio Jornal de Pernambuco, destacam que 78% dos recifenses utilizam transporte público, bicicleta ou andam a pé para chegar ao trabalho, conforme estudo realizado pela CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano) de Recife, no Pernambuco. O Observador Certificado, Emanoel Silva, destacou em entrevista à rádio o que pode ser feito para aprimorar a locomoção não motorizada.

Em decorrência desse resultado a CTTU preparou a cartilha “Bora de bike, Recife?”, com o intuito de promover a mobilidade ativa e a segurança viária de pedestres e ciclistas na capital pernambucana.

“É necessário que, além dessas ações de engenharia que vêm sendo feitas, essa priorização desses tipos de transporte, também se conscientize mais ainda o cidadão sobre os benefícios de não se utilizar do transporte individual motorizado. Ações como ‘Bora de bike, Recife?’, já estão seguindo nesse sentido. É necessário intensificar mais, trazendo a informação para que o cidadão perceba que é benéfico você deixar de utilizar o transporte individual motorizado”, destacou Emanoel Silva.

Atualmente o Recife conta com 174 km de malha cicloviária entre ciclovias, ciclofaixas e ciclos rotas. O número representa um aumento de mais de 600% desde 2013, visto que na época a cidade tinha 24 km de ciclovia. Além disso, mais de 90% desses equipamentos estão conectados entre si. Na oportunidade, Emanoel Silva falou também sobre a qualidade da malha cicloviária do Recife.

“Hoje é nítido que a malha cicloviária de Recife está em boa qualidade e isso, só tende a crescer. Isso demonstra que a prefeitura do Recife tem focado cada vez mais no transporte ativo, desestimulando o uso do transporte individual motorizado, como é o caso de motocicletas e automóveis”, reforçou o Observador Certificado.

Ouça a matéria completa: https://hearthis.at/tecnologia/materia-faixa-09-bora-bike-recife-p.24/

Mortes_no_transito_crescem_na_ultima_decada_pesquisa_fapesp
Entrevista

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP

A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.

Imprudencia_no_transito_al_tv
Observadores Certificados

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO

A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.

Observador_certificado_mobilidade_urbana_recife_radio_jornal
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE

Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.

Boleto