Dados apresentados pela Rádio Jornal de Pernambuco, destacam que 78% dos recifenses utilizam transporte público, bicicleta ou andam a pé para chegar ao trabalho, conforme estudo realizado pela CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano) de Recife, no Pernambuco. O Observador Certificado, Emanoel Silva, destacou em entrevista à rádio o que pode ser feito para aprimorar a locomoção não motorizada.
Em decorrência desse resultado a CTTU preparou a cartilha “Bora de bike, Recife?”, com o intuito de promover a mobilidade ativa e a segurança viária de pedestres e ciclistas na capital pernambucana.
“É necessário que, além dessas ações de engenharia que vêm sendo feitas, essa priorização desses tipos de transporte, também se conscientize mais ainda o cidadão sobre os benefícios de não se utilizar do transporte individual motorizado. Ações como ‘Bora de bike, Recife?’, já estão seguindo nesse sentido. É necessário intensificar mais, trazendo a informação para que o cidadão perceba que é benéfico você deixar de utilizar o transporte individual motorizado”, destacou Emanoel Silva.
Atualmente o Recife conta com 174 km de malha cicloviária entre ciclovias, ciclofaixas e ciclos rotas. O número representa um aumento de mais de 600% desde 2013, visto que na época a cidade tinha 24 km de ciclovia. Além disso, mais de 90% desses equipamentos estão conectados entre si. Na oportunidade, Emanoel Silva falou também sobre a qualidade da malha cicloviária do Recife.
“Hoje é nítido que a malha cicloviária de Recife está em boa qualidade e isso, só tende a crescer. Isso demonstra que a prefeitura do Recife tem focado cada vez mais no transporte ativo, desestimulando o uso do transporte individual motorizado, como é o caso de motocicletas e automóveis”, reforçou o Observador Certificado.
Ouça a matéria completa: https://hearthis.at/tecnologia/materia-faixa-09-bora-bike-recife-p.24/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.