Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
Conforme destacou a reportagem e apresenta a pesquisa, o Brasil tem registrado uma média de oito infrações por hora. A maior parte acontece aos sábados e domingos à noite, e tem os homens como o grupo que mais desrespeita as leis de trânsito. Eles aparecem em mais de 80% dos casos.
“Cerca de 90% das infrações foram cometidas por condutores que estão habilitados a cerca de 16 anos. Ou seja, passaram pelo processo de habilitação há 16 anos atrás, e 80% deles são homens, proprietários dos seus veículos”, explicou o Observador Certificado.
Ainda segundo a reportagem, entre as capitais com o maior número de infrações registradas em 15 anos, estão Belo Horizonte/MG, com 48 mil autuações; Brasília/DF, com 36 mil registros; e a cidade de São Paulo/SP, com 25 mil infrações.
“São R$ 1,5 milhão de infrações por recusa em seis anos e meio de aplicação e menos de R$ 1.100.000,00 em relação à infração da alcoolemia. Isso é preciso ser verificado pelos órgãos de fiscalização para que a preferência da autuação se dê pela infração de alcoolemia, que tem uma possível repercussão criminal e um possível maior temor social em relação à conduta, capaz de modificar o comportamento”, finalizou Arthur Magalhães.
Assista à matéria completa: https://noticias.r7.com/brasilia/df-record/videos/pesquisa-traz-balanco-de-infracoes-praticadas-em-15-anos-da-lei-seca-26092023
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.