Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

Escrito por Portal ONSV

21 MAI 2024 - 15H07 (Atualizada em 21 MAI 2024 - 15H13)

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Os dados analisados são do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, que monitora acidente no trânsito paulista. Abril lidera o ranking com o maior número de mortes, com 20 casos. Em segundo aparece o mês de março, com 15; fevereiro com 13 e janeiro, com 9 óbitos. Os motociclistas são as maiores vítimas, sendo 22, seguido pelos pedestres com 12. Ainda foram 14 vítimas em automóveis, 3 ciclistas e 2 em ônibus.

De acordo O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Antônio Campos Lima, a imprudência seria uma das razões para os motociclistas liderarem o número de mortes.

O especialista ainda pontua outros comportamentos no trânsito que prejudicam a segurança. “O excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, a falta de atenção e o desrespeito à sinalização”, explicou.

Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos sinistros foram registrados em rodovias e 40% nas vias municipais. O dado restante não foi divulgado. O Infosiga também aponta 339 acidentes não fatais no mês de abril de 2024. No ano anterior, no mesmo período, foram 406 casos, liderando os dados desde 2020.

Ouça a matéria completa: https://portalcbncampinas.com.br/2024/05/abril-registrou-o-maior-numero-de-mortes-no-transito-em-2024/

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas/ Divulgação.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.