A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.
Os dados analisados são do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, que monitora acidente no trânsito paulista. Abril lidera o ranking com o maior número de mortes, com 20 casos. Em segundo aparece o mês de março, com 15; fevereiro com 13 e janeiro, com 9 óbitos. Os motociclistas são as maiores vítimas, sendo 22, seguido pelos pedestres com 12. Ainda foram 14 vítimas em automóveis, 3 ciclistas e 2 em ônibus.
De acordo O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Antônio Campos Lima, a imprudência seria uma das razões para os motociclistas liderarem o número de mortes.
O especialista ainda pontua outros comportamentos no trânsito que prejudicam a segurança. “O excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, a falta de atenção e o desrespeito à sinalização”, explicou.
Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos sinistros foram registrados em rodovias e 40% nas vias municipais. O dado restante não foi divulgado. O Infosiga também aponta 339 acidentes não fatais no mês de abril de 2024. No ano anterior, no mesmo período, foram 406 casos, liderando os dados desde 2020.
Ouça a matéria completa: https://portalcbncampinas.com.br/2024/05/abril-registrou-o-maior-numero-de-mortes-no-transito-em-2024/
Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas/ Divulgação.
Observatório e Uber levam conscientização às ruas de Santo André/SP
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, realizam amanhã no Rio de Janeiro, mais uma ação educativa. O anfitrião desse trabalho será a CET-Rio e outros parceiros locais, como o pessoal do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Lei Seca, Secretaria de Meio Ambiente, Detran-RJ e Observadores Certificados.
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.