A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.
Os dados analisados são do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, que monitora acidente no trânsito paulista. Abril lidera o ranking com o maior número de mortes, com 20 casos. Em segundo aparece o mês de março, com 15; fevereiro com 13 e janeiro, com 9 óbitos. Os motociclistas são as maiores vítimas, sendo 22, seguido pelos pedestres com 12. Ainda foram 14 vítimas em automóveis, 3 ciclistas e 2 em ônibus.
De acordo O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Antônio Campos Lima, a imprudência seria uma das razões para os motociclistas liderarem o número de mortes.
O especialista ainda pontua outros comportamentos no trânsito que prejudicam a segurança. “O excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, a falta de atenção e o desrespeito à sinalização”, explicou.
Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos sinistros foram registrados em rodovias e 40% nas vias municipais. O dado restante não foi divulgado. O Infosiga também aponta 339 acidentes não fatais no mês de abril de 2024. No ano anterior, no mesmo período, foram 406 casos, liderando os dados desde 2020.
Ouça a matéria completa: https://portalcbncampinas.com.br/2024/05/abril-registrou-o-maior-numero-de-mortes-no-transito-em-2024/
Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas/ Divulgação.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.