Além de todo o transtorno causado pelas fortes chuvas que atingem o grande Recife, em Pernambuco, os condutores também precisam tomar um cuidado extra, devido à perda de placas de veículos. A Rádio Jornal de Pernambuco destacou esse tema em sua programação com a participação do Observador Certificado Emanoel Silva.
Conforme destacou a reportagem, os condutores precisam ficar atentos à perda das placas, a depender se for a placa dianteira ou traseira, existem regras diferentes, impostas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Pernambuco.
Conforme explicou Emanoel Silva, o Detran de Pernambuco disponibilizou um prazo de 10 dias úteis, sem agendamento, para realizar a solicitação e confecção de uma nova placa.
“É necessário ressaltar que, se o usuário perdeu a placa dianteira do veículo, não vai ser necessário fazer uma vistoria veicular. Porém, se a placa for a traseira será necessária uma vistoria para que seja emitida a ordem de placa. Caso o usuário tenha perdido uma placa no padrão anterior, a placa cinza, será necessário obrigatoriamente, fazer uma vistoria para mudar para a placa padrão Mercosul. Mesmo se ela for no padrão Mercosul e o usuário perder a placa traseira, será necessário realizar uma vistoria para poder emitir a ordem de placa”, detalhou Emanoel Silva.
Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/1HLPea-tXVPjPFNwjiFCc_q3-KpeJlWdt/view?usp=sharing
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto