Observadores Certificados

DEBATE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: COMO VENCER A CARRODEPENDÊNCIA NO DF? CONTA COM PARTICIPAÇÃO DE OBSERVADOR CERTIFICADO

Sem transporte público eficiente, trânsito no DF tem risco de colapso

Escrito por Portal ONSV

04 OUT 2023 - 15H45 (Atualizada em 04 OUT 2023 - 16H16)

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) promoveu na quarta-feira (20/09), o debate Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no DF?. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os participantes do debate, que teve como objetivo discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, considerando ainda a preservação do meio ambiente.

Ao final do debate, as entidades presentes assinaram um documento que será enviado ao GDF (Governo do Distrito Federal) em que solicitam investimentos em um sistema com mais pessoas se deslocando de ônibus, de metrô, a pé, de bicicleta ou por meio de outros modos ativos de transporte e com menos carros e motos em circulação.

Estiveram presentes no debate e assinaram o documento representantes de entidades como OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodas da Paz, Rede Urbanidade, Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), entre outros.

Entre as medidas sugeridas no documento para favorecer a mobilidade sustentável estão a redução gradativa do uso de combustíveis fósseis, investimento em transporte por trilhos (trem metropolitano, metrô e VLT), integração física e tarifária dos modais, inclusive dos que atendem a área metropolitana (Distrito Federal e cidades próximas de Goiás), revisão/eliminação dos projetos viários voltados à fluidez automotiva (ampliação de pistas e construção de túneis e viadutos), redução/readequação do limite de velocidade nas vias; priorização e investimentos na infraestrutura cicloviária e na qualificação e manutenção de calçadas e demais espaços destinados a pedestres, entre outros.

Leia a matéria completa: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/09/5127100-sem-transporte-publico-eficiente-transito-no-df-tem-risco-de-colapso.html


Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.