O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) promoveu na quarta-feira (20/09), o debate Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no DF?. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os participantes do debate, que teve como objetivo discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, considerando ainda a preservação do meio ambiente.
Ao final do debate, as entidades presentes assinaram um documento que será enviado ao GDF (Governo do Distrito Federal) em que solicitam investimentos em um sistema com mais pessoas se deslocando de ônibus, de metrô, a pé, de bicicleta ou por meio de outros modos ativos de transporte e com menos carros e motos em circulação.
Estiveram presentes no debate e assinaram o documento representantes de entidades como OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodas da Paz, Rede Urbanidade, Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), entre outros.
Entre as medidas sugeridas no documento para favorecer a mobilidade sustentável estão a redução gradativa do uso de combustíveis fósseis, investimento em transporte por trilhos (trem metropolitano, metrô e VLT), integração física e tarifária dos modais, inclusive dos que atendem a área metropolitana (Distrito Federal e cidades próximas de Goiás), revisão/eliminação dos projetos viários voltados à fluidez automotiva (ampliação de pistas e construção de túneis e viadutos), redução/readequação do limite de velocidade nas vias; priorização e investimentos na infraestrutura cicloviária e na qualificação e manutenção de calçadas e demais espaços destinados a pedestres, entre outros.
Leia a matéria completa: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/09/5127100-sem-transporte-publico-eficiente-transito-no-df-tem-risco-de-colapso.html
1/4
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.