Observadores Certificados

DEBATE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: COMO VENCER A CARRODEPENDÊNCIA NO DF? CONTA COM PARTICIPAÇÃO DE OBSERVADOR CERTIFICADO

Sem transporte público eficiente, trânsito no DF tem risco de colapso

Escrito por Portal ONSV

04 OUT 2023 - 15H45 (Atualizada em 04 OUT 2023 - 16H16)

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) promoveu na quarta-feira (20/09), o debate Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no DF?. O Observador Certificado Samuel Morgan esteve entre os participantes do debate, que teve como objetivo discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, considerando ainda a preservação do meio ambiente.

Ao final do debate, as entidades presentes assinaram um documento que será enviado ao GDF (Governo do Distrito Federal) em que solicitam investimentos em um sistema com mais pessoas se deslocando de ônibus, de metrô, a pé, de bicicleta ou por meio de outros modos ativos de transporte e com menos carros e motos em circulação.

Estiveram presentes no debate e assinaram o documento representantes de entidades como OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodas da Paz, Rede Urbanidade, Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), entre outros.

Entre as medidas sugeridas no documento para favorecer a mobilidade sustentável estão a redução gradativa do uso de combustíveis fósseis, investimento em transporte por trilhos (trem metropolitano, metrô e VLT), integração física e tarifária dos modais, inclusive dos que atendem a área metropolitana (Distrito Federal e cidades próximas de Goiás), revisão/eliminação dos projetos viários voltados à fluidez automotiva (ampliação de pistas e construção de túneis e viadutos), redução/readequação do limite de velocidade nas vias; priorização e investimentos na infraestrutura cicloviária e na qualificação e manutenção de calçadas e demais espaços destinados a pedestres, entre outros.

Leia a matéria completa: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/09/5127100-sem-transporte-publico-eficiente-transito-no-df-tem-risco-de-colapso.html


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.