Observadores Certificados

Diário de Santa Maria/RS fala sobre congestionamentos viários e uso de tags para pagamentos em pedágios

Observador Certificado Carlos Félix é um dos convidados do programa Sala de Debate 2ª Edição

Escrito por Portal ONSV

25 JAN 2024 - 11H37

O programa Sala de Debate 2ª Edição, do Diário de Santa Maria, da última sexta-feira (19), recebeu entre os seus convidados o professor universitário da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), engenheiro civil e Observador Certificado, Carlos Félix, para debater sobre temas relacionados aos danos causados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios e congestionamentos viários, entre outros assuntos.

O debate apresentado pela jornalista Arianne Lima também contou com as participações do professor e administrador Dia Paz; da advogada Andyara Ludovico e do advogado criminalista Ariel Cardoso. E iniciou com a discussão sobre o temporal que atingiu Santa Maria na última semana causando vários estragos na cidade.

Na questão do uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios do Rio Grande do Sul, o professor e Observador Certificado destacou o aumento de uso dessa tecnologia pela praticidade e maior fluidez do trânsito nas rodovias que contam com o sistema de cobrança.

“Imagine o seguinte, eu tenho aproximadamente, daqui a Florianópolis, não fiz a conta, mas são mais de dez, uns 12 ou 13. Se eu demorar cinco minutos em cada um desses eu demoro uma hora a mais de viagem. Supondo que eu tenha ainda sorte de chegar ali e não dar problema, com a tag eu passo direto, sem nenhum problema. Então eu acho que o uso de tags, e aí digamos, internacionalmente tem se mostrado mais eficiente”, explicou.

Carlos Félix destacou ainda que no Rio Grande do Sul recentemente iniciou o uso do sistema free flow (fluxo livre) que, no Brasil teve início nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e atualmente opera, na ERS-122, entre os municípios gaúchos de Flores da Cunha e Antônio Prado.

“São pórticos que não têm cabines de pedágio, porque as cabines de pedágios vocês conhecem, ou nós vamos chegar e fazer o troco ali, dificilmente vai levar o valor certo, muda muito essa estrutura e daí tudo demora e normalmente tem uma fila”, ressaltou.

Assista à 1ª parte (a partir de 14:00):

Assista à 2ª parte:

 

Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.