Observadores Certificados

Diário de Santa Maria/RS fala sobre congestionamentos viários e uso de tags para pagamentos em pedágios

Observador Certificado Carlos Félix é um dos convidados do programa Sala de Debate 2ª Edição

Escrito por Portal ONSV

25 JAN 2024 - 11H37

O programa Sala de Debate 2ª Edição, do Diário de Santa Maria, da última sexta-feira (19), recebeu entre os seus convidados o professor universitário da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), engenheiro civil e Observador Certificado, Carlos Félix, para debater sobre temas relacionados aos danos causados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios e congestionamentos viários, entre outros assuntos.

O debate apresentado pela jornalista Arianne Lima também contou com as participações do professor e administrador Dia Paz; da advogada Andyara Ludovico e do advogado criminalista Ariel Cardoso. E iniciou com a discussão sobre o temporal que atingiu Santa Maria na última semana causando vários estragos na cidade.

Na questão do uso de tags para pagamentos automáticos nos pedágios do Rio Grande do Sul, o professor e Observador Certificado destacou o aumento de uso dessa tecnologia pela praticidade e maior fluidez do trânsito nas rodovias que contam com o sistema de cobrança.

“Imagine o seguinte, eu tenho aproximadamente, daqui a Florianópolis, não fiz a conta, mas são mais de dez, uns 12 ou 13. Se eu demorar cinco minutos em cada um desses eu demoro uma hora a mais de viagem. Supondo que eu tenha ainda sorte de chegar ali e não dar problema, com a tag eu passo direto, sem nenhum problema. Então eu acho que o uso de tags, e aí digamos, internacionalmente tem se mostrado mais eficiente”, explicou.

Carlos Félix destacou ainda que no Rio Grande do Sul recentemente iniciou o uso do sistema free flow (fluxo livre) que, no Brasil teve início nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e atualmente opera, na ERS-122, entre os municípios gaúchos de Flores da Cunha e Antônio Prado.

“São pórticos que não têm cabines de pedágio, porque as cabines de pedágios vocês conhecem, ou nós vamos chegar e fazer o troco ali, dificilmente vai levar o valor certo, muda muito essa estrutura e daí tudo demora e normalmente tem uma fila”, ressaltou.

Assista à 1ª parte (a partir de 14:00):

Assista à 2ª parte:

 

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.