O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).
Comparando o ano de 2015 e 2022, a frota de Campinas, Piracicaba e Limeira aumentou 7%, os óbitos de ocupantes de veículos, nas três cidades, caíram 26% no mesmo período, segundo dados do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). Parte desse resultado se deve às novas tecnologias, conforme explicou o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcos Oriqui.
“A tecnologia embarcada colaborou, mas se a gente teve um aumento na quantidade de veículos na frota, você vai ter menos espaço pra cada veículo, fica mais congestionado, você reduz a velocidade média, reduzindo a velocidade média, você reduz a consequência dos sinistros dentro da cidade, sobra pra quem isso, o aumento da frota? Mais atropelamento, mais sinistro com moto, mais [sinistros com] bicicleta, mas pra quem tá dentro do veículo, o aumento da do tráfego, congestionamento é uma vantagem”, explicou.
Assista à entrevista completa: https://globoplay.globo.com/v/11663338/
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.