O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).
Comparando o ano de 2015 e 2022, a frota de Campinas, Piracicaba e Limeira aumentou 7%, os óbitos de ocupantes de veículos, nas três cidades, caíram 26% no mesmo período, segundo dados do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). Parte desse resultado se deve às novas tecnologias, conforme explicou o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcos Oriqui.
“A tecnologia embarcada colaborou, mas se a gente teve um aumento na quantidade de veículos na frota, você vai ter menos espaço pra cada veículo, fica mais congestionado, você reduz a velocidade média, reduzindo a velocidade média, você reduz a consequência dos sinistros dentro da cidade, sobra pra quem isso, o aumento da frota? Mais atropelamento, mais sinistro com moto, mais [sinistros com] bicicleta, mas pra quem tá dentro do veículo, o aumento da do tráfego, congestionamento é uma vantagem”, explicou.
Assista à entrevista completa: https://globoplay.globo.com/v/11663338/
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto