O telejornal Boa Noite Paraná, da RPC - afiliada à TV Globo no Paraná - alertou ontem (08), sobre um trecho na BR-277, em Balsa Nova, no sentido do interior do estado do Paraná, em que não há sinalização e são registrados constantemente excesso de velocidade e sinistros de trânsito. O membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil, avaliou possíveis adequações que podem garantir a segurança e mobilidade de quem transita pelo local.
Esse trecho em questão é um dos acessos ao distrito de São Luiz do Purunã e fica localizado após uma curva, na descida da rodovia. Logo à frente existe um ponto de ônibus e a entrada para uma estrada não pavimentada e sem nenhuma sinalização. Conforme os registros da reportagem do Boa Noite Paraná, os veículos que circulam por esse acesso não respeitam a velocidade máxima estabelecida para o trecho, que é de 60 km/h.
O acesso oficial para o distrito de São Luiz do Purunã, onde existe um portal sinalizando a entrada, fica um pouco antes do trecho mencionado na curva em descida, mas também não possui sinalização. Há uma faixa adicional de desaceleração que leva a um posto de combustível e, em seguida, a uma estrada de terra até chegar a esse portal.
Pela falta de sinalização adequada, os moradores locais disseram à reportagem que os motoristas que não conhecem a região perdem a entrada principal e acabam entrando pela entrada no trecho de descida após a curva, onde não há faixa de desaceleração e é preciso transitar pelo acostamento.
Recentemente, um engavetamento entre três caminhões e quatro carros de passeio deixou uma pessoa morta, a Polícia Civil de Balsa Nova apura as causas do sinistro de trânsito.
Para o fundador e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, a sinalização e a criação de faixas adicionais, podem reduzir os riscos no trecho.
“Nós precisamos primeiro, sinalizar que existe um ponto de entrada e que existe uma pista de desaceleração ali, onde os veículos têm que reduzir a velocidade para permitir que os carros entrem com segurança no lado direito. E aumentar um pouco esse raio do acostamento para que tenha espaço entre o veículo que está entrando e os veículos que estão na pista”, explicou.
Mauro Gil ainda complementou a sua argumentação. “Na segunda etapa, a gente precisa pensar na saída de quem está nessa pista de terra e está entrando na rodovia. Então nós precisamos ali de uma sinalização, de uma placa de pare para que pelo menos esse motorista que está saindo da estrada de terra tenha segurança.”
Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12339521/
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