Observadores Certificados

Falta de sinalização e excesso de velocidade em trecho de acesso a distrito no Paraná é destaque da reportagem da RPC/TV Globo

OBSERVATÓRIO avalia possíveis adequações para garantir a segurança e melhora na mobilidade do local

Escrito por Portal ONSV

09 FEV 2024 - 12H10

O telejornal Boa Noite Paraná, da RPC - afiliada à TV Globo no Paraná - alertou ontem (08), sobre um trecho na BR-277, em Balsa Nova, no sentido do interior do estado do Paraná, em que não há sinalização e são registrados constantemente excesso de velocidade e sinistros de trânsito. O membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil, avaliou possíveis adequações que podem garantir a segurança e mobilidade de quem transita pelo local.

Esse trecho em questão é um dos acessos ao distrito de São Luiz do Purunã e fica localizado após uma curva, na descida da rodovia. Logo à frente existe um ponto de ônibus e a entrada para uma estrada não pavimentada e sem nenhuma sinalização. Conforme os registros da reportagem do Boa Noite Paraná, os veículos que circulam por esse acesso não respeitam a velocidade máxima estabelecida para o trecho, que é de 60 km/h.

O acesso oficial para o distrito de São Luiz do Purunã, onde existe um portal sinalizando a entrada, fica um pouco antes do trecho mencionado na curva em descida, mas também não possui sinalização. Há uma faixa adicional de desaceleração que leva a um posto de combustível e, em seguida, a uma estrada de terra até chegar a esse portal.

Pela falta de sinalização adequada, os moradores locais disseram à reportagem que os motoristas que não conhecem a região perdem a entrada principal e acabam entrando pela entrada no trecho de descida após a curva, onde não há faixa de desaceleração e é preciso transitar pelo acostamento.

Recentemente, um engavetamento entre três caminhões e quatro carros de passeio deixou uma pessoa morta, a Polícia Civil de Balsa Nova apura as causas do sinistro de trânsito.

Para o fundador e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, a sinalização e a criação de faixas adicionais, podem reduzir os riscos no trecho.

“Nós precisamos primeiro, sinalizar que existe um ponto de entrada e que existe uma pista de desaceleração ali, onde os veículos têm que reduzir a velocidade para permitir que os carros entrem com segurança no lado direito. E aumentar um pouco esse raio do acostamento para que tenha espaço entre o veículo que está entrando e os veículos que estão na pista”, explicou.

Mauro Gil ainda complementou a sua argumentação. “Na segunda etapa, a gente precisa pensar na saída de quem está nessa pista de terra e está entrando na rodovia. Então nós precisamos ali de uma sinalização, de uma placa de pare para que pelo menos esse motorista que está saindo da estrada de terra tenha segurança.”

Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12339521/

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.