A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
Segundo destacou a reportagem, nos sinistros de trânsito envolvendo automóveis e trens, a imprudência dos motoristas que acreditam ter tempo suficiente para fazer uma ultrapassagem ao cruzar a linha férrea continua sendo a principal causa desse tipo de ocorrência.
O Observador Certificado Walter Lima destacou que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também lida com essas situações de ocorrências de trânsito envolvendo veículos que se deslocam sobre trilhos e veículos automotores.
“Ele diz que os condutores têm que reduzir a velocidade ao se aproximar de linha férrea, têm que se aproximar com atenção. Boa parte dos acidentes que acontecem é por falta de atenção e até mesmo, pressa do condutor. É importante que os condutores fiquem atentos no momento em que se aproximarem do cruzamento da linha férrea para que possam ficar antenados. Porque o trem não freia igual a um veículo automotor, então esses acidentes quando acontecem são fatais”, explicou o Observador Certificado.
Falando sobre a questão dos pedestres e ciclistas que se arriscam ao cruzar as linhas férreas, o Observador Certificado reforçou a necessidade de atenção e cuidados com as regras de trânsito e sobretudo, com a segurança de cada um. “Tanto ciclistas quanto pedestres, todos os usuários das vias têm que redobrar a atenção quando se aproximarem da linha férrea”, reforçou Walter Lima.
Durante o telejornal o Observador Certificado também falou sobre temas como o alto índice de sinistros envolvendo motociclistas, a falta de atenção dos condutores que utilizam o celular enquanto dirigem e excesso de velocidade.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11974299/
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (17), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
Boleto