A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
Segundo destacou a reportagem, nos sinistros de trânsito envolvendo automóveis e trens, a imprudência dos motoristas que acreditam ter tempo suficiente para fazer uma ultrapassagem ao cruzar a linha férrea continua sendo a principal causa desse tipo de ocorrência.
O Observador Certificado Walter Lima destacou que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também lida com essas situações de ocorrências de trânsito envolvendo veículos que se deslocam sobre trilhos e veículos automotores.
“Ele diz que os condutores têm que reduzir a velocidade ao se aproximar de linha férrea, têm que se aproximar com atenção. Boa parte dos acidentes que acontecem é por falta de atenção e até mesmo, pressa do condutor. É importante que os condutores fiquem atentos no momento em que se aproximarem do cruzamento da linha férrea para que possam ficar antenados. Porque o trem não freia igual a um veículo automotor, então esses acidentes quando acontecem são fatais”, explicou o Observador Certificado.
Falando sobre a questão dos pedestres e ciclistas que se arriscam ao cruzar as linhas férreas, o Observador Certificado reforçou a necessidade de atenção e cuidados com as regras de trânsito e sobretudo, com a segurança de cada um. “Tanto ciclistas quanto pedestres, todos os usuários das vias têm que redobrar a atenção quando se aproximarem da linha férrea”, reforçou Walter Lima.
Durante o telejornal o Observador Certificado também falou sobre temas como o alto índice de sinistros envolvendo motociclistas, a falta de atenção dos condutores que utilizam o celular enquanto dirigem e excesso de velocidade.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11974299/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.