A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
Segundo destacou a reportagem, nos sinistros de trânsito envolvendo automóveis e trens, a imprudência dos motoristas que acreditam ter tempo suficiente para fazer uma ultrapassagem ao cruzar a linha férrea continua sendo a principal causa desse tipo de ocorrência.
O Observador Certificado Walter Lima destacou que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também lida com essas situações de ocorrências de trânsito envolvendo veículos que se deslocam sobre trilhos e veículos automotores.
“Ele diz que os condutores têm que reduzir a velocidade ao se aproximar de linha férrea, têm que se aproximar com atenção. Boa parte dos acidentes que acontecem é por falta de atenção e até mesmo, pressa do condutor. É importante que os condutores fiquem atentos no momento em que se aproximarem do cruzamento da linha férrea para que possam ficar antenados. Porque o trem não freia igual a um veículo automotor, então esses acidentes quando acontecem são fatais”, explicou o Observador Certificado.
Falando sobre a questão dos pedestres e ciclistas que se arriscam ao cruzar as linhas férreas, o Observador Certificado reforçou a necessidade de atenção e cuidados com as regras de trânsito e sobretudo, com a segurança de cada um. “Tanto ciclistas quanto pedestres, todos os usuários das vias têm que redobrar a atenção quando se aproximarem da linha férrea”, reforçou Walter Lima.
Durante o telejornal o Observador Certificado também falou sobre temas como o alto índice de sinistros envolvendo motociclistas, a falta de atenção dos condutores que utilizam o celular enquanto dirigem e excesso de velocidade.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11974299/
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.