O Detran-PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba) informou na última quarta-feira (22), que 1.582 motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa em 2023 por acúmulo de pontuação em seus respectivos prontuários na Paraíba. Em comparação com 2022, o número corresponde a uma fatia de 69% do total de carteiras suspensas no ano passado – com 2.293 ocorrências. A coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) em Cabedelo e Observadora Certificada, Abimadabe Vieira, ressaltou em entrevista a importância da Educação para o Trânsito para reduzir esses índices.
Conforme revelou o Portal de notícias T5 - da Rede Tambaú de Comunicação -, a coordenação do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) detalhou que entre as penalidades administrativas impostas a esses condutores está a possibilidade de suspensão da CNH - que pode variar de dois a 12 meses. Nesses casos, a autorização para continuar dirigindo ocorre apenas com curso de reciclagem após cumprimento do prazo. Quem for flagrado dirigindo com a carteira suspensa tem o documento cassado por dois anos e só pode voltar a dirigir após dar entrada no processo.
Ao Portal T5, a Observadora Certificada Abimadabe Vieira ressaltou a importância da educação para que os índices recuem. Ela citou, por exemplo, o fato de dirigir sob influência de álcool - considerada uma infração gravíssima, que além de multa acarreta na suspensão do direito de dirigir após finalização de processo administrativo.
“Nós precisamos trabalhar uma política pública de trabalho antes que as pessoas peguem no volante de forma consciente, sem irregularidades. E isso, a nível da campanha antitabagismo. Um combate forte, vindo de cima, do Governo Federal”, disse.
Abimadabe, que atua como coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob em Cabedelo, frisou que a “influência do álcool no trânsito é muito forte". "Além da doença que muitas pessoas têm e ignoram, mas vamos além, por conta da facilidade que eles têm de consumir a bebida e sair livremente”, finaliza.
Leia a matéria completa: https://www.portalt5.com.br/noticias/single/nid/cnh-suspensa-mais-de-15-mil-motoristas-perdem-documento-na-pb/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.