O programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal Recife 90.3 FM, recebeu o mestre em inovação e desenvolvimento para o Trânsito, especialista em fiscalização e segurança no trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, para falar sobre as novas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que começaram a valer no Brasil a partir deste mês de julho.
Entre as mudanças do CTB, o programa Balnço de Notícias abordou aquelas que afetam principalmente as categorias C, D e E, referentes à questão de fiscalização do exame toxicológico, em entrevista com o Observador Certificado. Conforme destacou Emanoel Silva, “a cobrança do toxicológico que estava prevista para 2025 foi antecipada para 1º de julho de 2023. Aí o pessoal estava muito preocupado em relação a isso” explicou.
O Observador Certificado complementou a sua explicação. “Só que tinha uma previsão de sair um escalonamento, um prazo para fazer esses exames. E aí saiu esse prazo e ficou todos os exames para 28 de dezembro deste ano. Então não precisa se preocupar com motoristas que têm habilitação nas categorias C, D e E, que devem realizar aquele exame toxicológico intermediário, aquele a cada dois anos e meio, depois que adquire a habilitação ou renova ela, tem o prazo de até 28 de dezembro deste ano para poder fazer a renovação do seu exame. Então não precisa se preocupar”, reforçou.
Durante a sua fala, Emanoel Silva ainda destacou uma alteração importante. “Antes, quem não fazia esses exames intermediários se não estivesse conduzindo um veículo dessas categorias C, D ou E, tivesse apenas com automóvel, com a motocicleta, não tinha nenhum tipo de punição. Hoje nós temos, com essa mudança, quem não fizer o exame toxicológico intermediário, é importante ressaltar que se você estiver no seu carro ou em uma moto, pode ser autuado se for fiscalizado vai ser autuado por uma infração gravíssima.
Assista à entrevista completa: https://drive.google.com/file/d/1GfGEXlXQjRExF3x0tBXbKCyVqnipixXg/view
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.