Observadores Certificados

MUDANÇAS NO CTB: EXAME TOXICOLÓGICO

Observador Certificado explica mudanças na Rádio Jornal Recife 90.3 FM

Escrito por Portal ONSV

12 JUL 2023 - 16H33 (Atualizada em 12 JUL 2023 - 16H45)

O programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal Recife 90.3 FM, recebeu o mestre em inovação e desenvolvimento para o Trânsito, especialista em fiscalização e segurança no trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, para falar sobre as novas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que começaram a valer no Brasil a partir deste mês de julho.

Entre as mudanças do CTB, o programa Balnço de Notícias abordou aquelas que afetam principalmente as categorias C, D e E, referentes à questão de fiscalização do exame toxicológico, em entrevista com o Observador Certificado. Conforme destacou Emanoel Silva, “a cobrança do toxicológico que estava prevista para 2025 foi antecipada para 1º de julho de 2023. Aí o pessoal estava muito preocupado em relação a isso” explicou.

O Observador Certificado complementou a sua explicação. “Só que tinha uma previsão de sair um escalonamento, um prazo para fazer esses exames. E aí saiu esse prazo e ficou todos os exames para 28 de dezembro deste ano. Então não precisa se preocupar com motoristas que têm habilitação nas categorias C, D e E, que devem realizar aquele exame toxicológico intermediário, aquele a cada dois anos e meio, depois que adquire a habilitação ou renova ela, tem o prazo de até 28 de dezembro deste ano para poder fazer a renovação do seu exame. Então não precisa se preocupar”, reforçou.

Durante a sua fala, Emanoel Silva ainda destacou uma alteração importante. “Antes, quem não fazia esses exames intermediários se não estivesse conduzindo um veículo dessas categorias C, D ou E, tivesse apenas com automóvel, com a motocicleta, não tinha nenhum tipo de punição. Hoje nós temos, com essa mudança, quem não fizer o exame toxicológico intermediário, é importante ressaltar que se você estiver no seu carro ou em uma moto, pode ser autuado se for fiscalizado vai ser autuado por uma infração gravíssima.

Assista à entrevista completa: https://drive.google.com/file/d/1GfGEXlXQjRExF3x0tBXbKCyVqnipixXg/view

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.