O programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal Recife 90.3 FM, recebeu o mestre em inovação e desenvolvimento para o Trânsito, especialista em fiscalização e segurança no trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, para falar sobre as novas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que começaram a valer no Brasil a partir deste mês de julho.
Entre as mudanças do CTB, o programa Balnço de Notícias abordou aquelas que afetam principalmente as categorias C, D e E, referentes à questão de fiscalização do exame toxicológico, em entrevista com o Observador Certificado. Conforme destacou Emanoel Silva, “a cobrança do toxicológico que estava prevista para 2025 foi antecipada para 1º de julho de 2023. Aí o pessoal estava muito preocupado em relação a isso” explicou.
O Observador Certificado complementou a sua explicação. “Só que tinha uma previsão de sair um escalonamento, um prazo para fazer esses exames. E aí saiu esse prazo e ficou todos os exames para 28 de dezembro deste ano. Então não precisa se preocupar com motoristas que têm habilitação nas categorias C, D e E, que devem realizar aquele exame toxicológico intermediário, aquele a cada dois anos e meio, depois que adquire a habilitação ou renova ela, tem o prazo de até 28 de dezembro deste ano para poder fazer a renovação do seu exame. Então não precisa se preocupar”, reforçou.
Durante a sua fala, Emanoel Silva ainda destacou uma alteração importante. “Antes, quem não fazia esses exames intermediários se não estivesse conduzindo um veículo dessas categorias C, D ou E, tivesse apenas com automóvel, com a motocicleta, não tinha nenhum tipo de punição. Hoje nós temos, com essa mudança, quem não fizer o exame toxicológico intermediário, é importante ressaltar que se você estiver no seu carro ou em uma moto, pode ser autuado se for fiscalizado vai ser autuado por uma infração gravíssima.
Assista à entrevista completa: https://drive.google.com/file/d/1GfGEXlXQjRExF3x0tBXbKCyVqnipixXg/view
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.