Observadores Certificados

Observador Certificado e Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP falam sobre Maio Amarelo e segurança no trânsito em podcast

“O Maio Amarelo se torna a cada ano que passa, mais importante. Porque a gente mostra a nível nacional e internacional a questão da segurança no trânsito”

Escrito por Portal ONSV

29 MAI 2024 - 09H35

No podcast Talkmais do portal SP Rio mais, de São José dos Campos, interior de São Paulo, a apresentadora Poliana Vitorino conversou na última quarta-feira (22), com o Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Gláucio Lamarca, e com o médico e Observador Certificado, Sebastião Dominguez, sobre o Movimento Maio Amarelo, ações de segurança no trânsito e a situação do transporte na cidade.

No programa, Gláucio falou sobre o crescente número de sinistros de trânsito em São José dos Campos, as medidas tomadas para reduzir os casos, andamento de obras e a licitação dos ônibus elétricos.

“O Maio Amarelo se torna a cada ano que passa, mais importante. Porque a gente mostra a nível nacional e internacional a questão da segurança no trânsito. Esse ano, a gente tem que trazer paz, porque assim, os trabalhos feitos em educação, em engenharia e em legislação, eles parecem que não estão funcionando porque as pessoas não estão entendendo. Então o processo educativo, o mote do Maio Amarelo, de a gente mostrar a importância da educação [para o trânsito] para essas pessoas que estão se matando na verdade”, explicou Gláucio Lamarca.

Sebastião Dominguez, médico e Observador Certificado, questionou o secretário de Mobilidade Urbana sobre a questão da impunidade no trânsito. “Não seria importante aumentar o número de blitz? A pessoa ao sair de casa, estando errada, ela teria que ter certeza de que se ela sai sem CNH, ela iria ser parada e hoje, acho que a sensação é ao contrário, a gente sabe que pode beber e sair para a rua que não vai ter blitz. Não é essa a sensação?”

Gláucio Lamarca explicou que a sensação é essa, mas que as fiscalizações em São José dos Campos aumentaram. “Na verdade, a gente tem aumentado. A gente tem feito blitz não só com a Guarda Municipal, mas com a PM também, então toda semana tem blitz e a gente pega e apreende e tem que ter punição. Isso não tem que ter dúvida nenhuma. Os nossos agentes quando pegam, punem, os radares estão aí, nós temos mais de mil câmeras no CSI e quando a gente consegue identificar uma ocorrência dessa, são multados.”

Ouça ou assista completo:


Relatorio_anual_2023
Matérias

Relatório anual 2023

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2023, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual. São mais de 90 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação. Também ganharam destaques as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.