No podcast Talkmais do portal SP Rio mais, de São José dos Campos, interior de São Paulo, a apresentadora Poliana Vitorino conversou na última quarta-feira (22), com o Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Gláucio Lamarca, e com o médico e Observador Certificado, Sebastião Dominguez, sobre o Movimento Maio Amarelo, ações de segurança no trânsito e a situação do transporte na cidade.
No programa, Gláucio falou sobre o crescente número de sinistros de trânsito em São José dos Campos, as medidas tomadas para reduzir os casos, andamento de obras e a licitação dos ônibus elétricos.
“O Maio Amarelo se torna a cada ano que passa, mais importante. Porque a gente mostra a nível nacional e internacional a questão da segurança no trânsito. Esse ano, a gente tem que trazer paz, porque assim, os trabalhos feitos em educação, em engenharia e em legislação, eles parecem que não estão funcionando porque as pessoas não estão entendendo. Então o processo educativo, o mote do Maio Amarelo, de a gente mostrar a importância da educação [para o trânsito] para essas pessoas que estão se matando na verdade”, explicou Gláucio Lamarca.
Sebastião Dominguez, médico e Observador Certificado, questionou o secretário de Mobilidade Urbana sobre a questão da impunidade no trânsito. “Não seria importante aumentar o número de blitz? A pessoa ao sair de casa, estando errada, ela teria que ter certeza de que se ela sai sem CNH, ela iria ser parada e hoje, acho que a sensação é ao contrário, a gente sabe que pode beber e sair para a rua que não vai ter blitz. Não é essa a sensação?”
Gláucio Lamarca explicou que a sensação é essa, mas que as fiscalizações em São José dos Campos aumentaram. “Na verdade, a gente tem aumentado. A gente tem feito blitz não só com a Guarda Municipal, mas com a PM também, então toda semana tem blitz e a gente pega e apreende e tem que ter punição. Isso não tem que ter dúvida nenhuma. Os nossos agentes quando pegam, punem, os radares estão aí, nós temos mais de mil câmeras no CSI e quando a gente consegue identificar uma ocorrência dessa, são multados.”
Ouça ou assista completo:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.