Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS DESTAQUE DA EDIÇÃO DA UITP 2023

Escrito por Portal ONSV

03 JUL 2023 - 15H30

O Observador Certificado e Filósofo Clínico, Guto Castro, foi um dos palestrantes da edição do UITP Global Public Transport Summit in the world´s 2023. Sua conferência foi realizada no dia 06 de junho, em Barcelona, na Espanha, dentro da sessão “Mobilidade e transporte público eficiente para viagens ativas e seguras”.

Durante sua apresentação, o pensador falou sobre as experiências que realizou como assessor de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana, Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e como professor de ética e filosofia. O tema central de sua conferência foi uma provocação: Ética? Será um caminho para uma cultura de paz na mobilidade?

A apresentação de Castro foi dividida com outros pesquisadores que estão desenvolvendo projetos voltados para segurança e educação viária no mundo como: a professora canadense Sophie Mauzerolle, A pesquisadora inglesa Bronwen Thornton, a consultora francesa da UITOP, Lottie Stainer e a mediação da Dra. Deborah Hume, da National Manager Multimodal, na Nova Zelândia.

Utilizando o filósofo grego Aristóteles, Castro fundamenta sua tese na ideia de ética como felicidade – o “Bem Supremo”. Para ele, uma vida sem ética é uma vida sem escolha. A ideia de segurança viária tem a ver com a felicidade de ir e vir em paz, dentro de um trânsito harmonioso. Mas, essa felicidade não pode ser construída sozinha, individualmente. De fato, deve ser uma construção coletiva inspirada em conceitos de empatia, solidariedade e respeito ao próximo, assim como, a si mesmo. Logo, a felicidade coletiva é maior do que o desejo de ser feliz sozinho no trânsito.

Com isso, o filósofo propõe a criação de uma cidade perfeita, um trânsito em paz, onde a convivência harmoniosa entre os pares é possível independentemente do desejo de cada indivíduo na busca pelo objetivo final, que é a felicidade.

Castro é ainda autor do projeto de lei municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, que determina a celebração do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Mas, recentemente o pensador, como Observador Certificado do OBSERVATÓRIO, está realizando gestão junto ao parlamento do Rio Grande do Norte no sentido de aprovar o projeto de lei de sua autoria que ampara os órfãos e dependentes – filhos de pais e tutores mortos em acidentes de trânsito. O projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio do Deputado Adjuto Dias.


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.