O Observador Certificado e Filósofo Clínico, Guto Castro, foi um dos palestrantes da edição do UITP Global Public Transport Summit in the world´s 2023. Sua conferência foi realizada no dia 06 de junho, em Barcelona, na Espanha, dentro da sessão “Mobilidade e transporte público eficiente para viagens ativas e seguras”.
Durante sua apresentação, o pensador falou sobre as experiências que realizou como assessor de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana, Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e como professor de ética e filosofia. O tema central de sua conferência foi uma provocação: Ética? Será um caminho para uma cultura de paz na mobilidade?
A apresentação de Castro foi dividida com outros pesquisadores que estão desenvolvendo projetos voltados para segurança e educação viária no mundo como: a professora canadense Sophie Mauzerolle, A pesquisadora inglesa Bronwen Thornton, a consultora francesa da UITOP, Lottie Stainer e a mediação da Dra. Deborah Hume, da National Manager Multimodal, na Nova Zelândia.
Utilizando o filósofo grego Aristóteles, Castro fundamenta sua tese na ideia de ética como felicidade – o “Bem Supremo”. Para ele, uma vida sem ética é uma vida sem escolha. A ideia de segurança viária tem a ver com a felicidade de ir e vir em paz, dentro de um trânsito harmonioso. Mas, essa felicidade não pode ser construída sozinha, individualmente. De fato, deve ser uma construção coletiva inspirada em conceitos de empatia, solidariedade e respeito ao próximo, assim como, a si mesmo. Logo, a felicidade coletiva é maior do que o desejo de ser feliz sozinho no trânsito.
Com isso, o filósofo propõe a criação de uma cidade perfeita, um trânsito em paz, onde a convivência harmoniosa entre os pares é possível independentemente do desejo de cada indivíduo na busca pelo objetivo final, que é a felicidade.
Castro é ainda autor do projeto de lei municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, que determina a celebração do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Mas, recentemente o pensador, como Observador Certificado do OBSERVATÓRIO, está realizando gestão junto ao parlamento do Rio Grande do Norte no sentido de aprovar o projeto de lei de sua autoria que ampara os órfãos e dependentes – filhos de pais e tutores mortos em acidentes de trânsito. O projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio do Deputado Adjuto Dias.
1/3
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.