Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS DESTAQUE DA EDIÇÃO DA UITP 2023

Escrito por Portal ONSV

03 JUL 2023 - 15H30

O Observador Certificado e Filósofo Clínico, Guto Castro, foi um dos palestrantes da edição do UITP Global Public Transport Summit in the world´s 2023. Sua conferência foi realizada no dia 06 de junho, em Barcelona, na Espanha, dentro da sessão “Mobilidade e transporte público eficiente para viagens ativas e seguras”.

Durante sua apresentação, o pensador falou sobre as experiências que realizou como assessor de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana, Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e como professor de ética e filosofia. O tema central de sua conferência foi uma provocação: Ética? Será um caminho para uma cultura de paz na mobilidade?

A apresentação de Castro foi dividida com outros pesquisadores que estão desenvolvendo projetos voltados para segurança e educação viária no mundo como: a professora canadense Sophie Mauzerolle, A pesquisadora inglesa Bronwen Thornton, a consultora francesa da UITOP, Lottie Stainer e a mediação da Dra. Deborah Hume, da National Manager Multimodal, na Nova Zelândia.

Utilizando o filósofo grego Aristóteles, Castro fundamenta sua tese na ideia de ética como felicidade – o “Bem Supremo”. Para ele, uma vida sem ética é uma vida sem escolha. A ideia de segurança viária tem a ver com a felicidade de ir e vir em paz, dentro de um trânsito harmonioso. Mas, essa felicidade não pode ser construída sozinha, individualmente. De fato, deve ser uma construção coletiva inspirada em conceitos de empatia, solidariedade e respeito ao próximo, assim como, a si mesmo. Logo, a felicidade coletiva é maior do que o desejo de ser feliz sozinho no trânsito.

Com isso, o filósofo propõe a criação de uma cidade perfeita, um trânsito em paz, onde a convivência harmoniosa entre os pares é possível independentemente do desejo de cada indivíduo na busca pelo objetivo final, que é a felicidade.

Castro é ainda autor do projeto de lei municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, que determina a celebração do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito, que acontece todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Mas, recentemente o pensador, como Observador Certificado do OBSERVATÓRIO, está realizando gestão junto ao parlamento do Rio Grande do Norte no sentido de aprovar o projeto de lei de sua autoria que ampara os órfãos e dependentes – filhos de pais e tutores mortos em acidentes de trânsito. O projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio do Deputado Adjuto Dias.


Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Boleto