Observadores Certificados

Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP

André Ferreira abordou em artigo se a prática é ou não legal

Escrito por Portal ONSV

22 NOV 2024 - 11H41 (Atualizada em 22 NOV 2024 - 12H20)

O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, escreveu ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.

As vagas de estacionamento privativo têm se tornado cada vez mais comuns nas cidades brasileiras. Esses espaços são, supostamente, considerados exclusivos, ou seja, destinados apenas aos clientes ou moradores do local.

Em lugares como mercados, lojas de confecções e até mesmo em prédios residenciais, alguns proprietários optam por rebaixar a calçada, utilizando até 100% da área em frente ao imóvel. Isso cria um recuo paralelo à via, tratado como privativo e destinado exclusivamente aos seus clientes. Dessa forma, os proprietários acabam impedindo os motoristas de estacionar paralelamente às calçadas. Porém, será que essa prática é legal?

Com a criação da vaga com recuo, o proprietário do estabelecimento, automaticamente, elimina o estacionamento público e destina o espaço exclusivamente aos seus clientes, o que, em alguns casos, pode se estender por toda a área frontal do comércio. O Observador Certificado, André Ferreira, cita que o próprio Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) afirma ser proibido destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações não previstas na Resolução nº 965/22 do CONTRAN.

No artigo, André Ferreira também aborda a prática de criação de vagas nos municípios do Brasil. "Vale ressaltar que, em diversas cidades brasileiras, são frequentemente criadas vagas de estacionamento ilegais, em desacordo com a legislação de trânsito, em frente a estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos, com o objetivo de atender a interesses privados. Isso é proibido pela legislação vigente, conforme o Art. 19 da mesma resolução, que proíbe destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações não previstas na Resolução."

O Observador Certificado também comenta sobre o rebaixamento de guias para criação de vagas. "Quanto ao rebaixamento de guias, o Código de Trânsito Brasileiro não regulamenta especificamente a questão do rebaixamento de guias, se pode ou não rebaixar 100% da guia em frente a um estabelecimento comercial ou residência. A regra geral, na maioria das cidades, é que apenas 50% da guia da calçada pode ser rebaixada, mas isso é determinado pelo Código de Postura ou Código de Obras de cada município, e não pelo Código de Trânsito Brasileiro", explicou o especialista.

Confira o artigo na íntegra clicando aqui!

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.