O Observador Certificado e especialista em Psicologia do Trânsito, Jeferson Braga, foi consultado pela reportagem do MSTV 1ª Edição da TV Morena - afiliada à TV Globo no Mato Grosso do Sul -, ontem (15), sobre sinalização viária e sinistros de trânsito, devido às recentes alterações no sentido de vias em um bairro na região pantaneira, que vem causando dúvidas e imprudência entre os motoristas.
A reportagem destacou que as novas faixas de sinalização em duas pistas do bairro Cristo Redentor foram pintadas ainda em outubro de 2023, porém mesmo após três meses, os moradores e motoristas que circulam pelo bairro ainda estão confusos com a mudança. O que gera constantes riscos de sinistros de trânsito em um dos cruzamentos desse bairro. Os moradores alegaram à reportagem que a Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) não decretou a mudança.
“Ali, como em qualquer outro local, a partir do momento em que você sinaliza, já está valendo. [...] Na verdade, a sinalização é quem determina isso. Então, a partir do momento que já está sinalizado, as pessoas, os condutores, já precisam respeitar a sinalização. Logicamente, a agência de trânsito não vai começar uma fiscalização imediatamente após a instalação. A gente vai fazer uma ação educativa, algumas orientações tanto para os moradores, quanto para os outros condutores que passam por lá e aí sim, a gente vai dar início às questões de fiscalização”, explicou o Observador Certificado.
Questionada, a Agetrat informou que campanhas de educação e orientação aos motoristas devem começar ainda esta semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a mudança de sentidos nas ruas, incluindo pinturas no pavimento e instalação das placas está previsto nas obras do Cristo Redentor, são R$ 16 milhões investidos no bairro, mas a Secretaria não soube informar o custo exato do trabalho de reordenamento das vias.
Assista à matéria completa:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.