Considerando que, em 2024, foram mais de 248.635 pessoas internadas no Brasil pelo SUS devido a sinistros de trânsito (Fonte: Datasul, 05/03/2024).
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o público feminino se envolveu em apenas 12% dos sinistros de trânsito nas rodovias federais em 2022, representando menos de 17% das vítimas fatais em 2023 (Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária, 25/02/2025).
A Observadora Certificada, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março, durante a manhã, no Território do Município de Itacaré/BA, no Centro Educacional (CEI). Ela palestrou em homenagem ao Dia da Mulher, apresentando o tema deste ano: "Desacelere. Seu bem maior é a vida". Durante a palestra, ressaltou a importância do autocuidado, do autoconhecimento, da perícia, destacando que a vida é responsabilidade de todos e que a segurança psicológica é fundamental para garantir uma segurança viária constante, contribuindo para a redução de mortes, lesões e sinistros de trânsito.
Finalizou destacando que, conforme a Resolução CONTRAN nº 1.014, a mulher se destaca como uma condutora zelosa no trânsito brasileiro. Parabenizou a todos (as) presentes e agradeceu à Secretária de Educação de Itacaré/BA e à equipe pelo convite e por valorizar a educação para o trânsito em prol da segurança.
1/4
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.