Observadores Certificados

OBSERVADORES CERTIFICADOS MINISTRAM PALESTRAS NA ABERTURA DO MAIO AMARELO EM SÃO LOURENÇO/MG

“É urgente construirmos uma cultura de segurança viária em nosso país, calcada na percepção de riscos no trânsito”

Escrito por Portal ONSV

23 JUN 2023 - 15H45 (Atualizada em 23 JUN 2023 - 16H48)

A prefeitura Municipal de São Lourenço, em Minas Gerais, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Departamento de Trânsito realizou a cerimônia de abertura do “Movimento Maio Amarelo”, dando início às ações naquele município, no dia 11 de maio. Os Observadores Certificados Alexander Magalhães e Sharon Noronha ministraram palestras na abertura da celebração.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e reuniu dezenas de pessoas, entre vereadores, autoridades, representantes da Secretaria de Planejamento e Finanças, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Agentes de Trânsito do Departamento de Trânsito de São Lourenço (SL Trans) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Com o tema “No trânsito escolha a vida”, em 2023, o Movimento “Maio Amarelo” celebra 10 anos e, como um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito criado pelo OBSERVATÓRIO, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

A palestra de abertura foi proferida pelo representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, o Observador Certificado Alexander Magalhães, seguido pelas falas do Secretário de Planejamento, Daniel Donato, Diretor de Trânsito, Alexandre Chaves, Gerente Vigilância em Saúde, Akemi Murata e do também representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Observador Certificado Sharon Noronha.

Alexander Magalhães apresentou um breve histórico do movimento esclarecendo sobre a sua idealização em 2014 e o caminho percorrido até os dias atuais, enfatizando o alcance da mobilização que, hoje, está presente em todo o território nacional e mais de 30 países do mundo. O Observador Certificado ressaltou que embora o movimento esteja consolidado, no que tange ao seu objetivo que é o de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, muito há de ser feito.

“É urgente construirmos uma cultura de segurança viária em nosso país, calcada na percepção de riscos no trânsito. Precisamos aprender a detectar as diversas situações de periculosidade presentes no ato de se transitar, quer seja como pedestres, condutores, passageiros, para, partir de então, adotarmos condutas mais seguras. Dessa forma estaremos construindo um espaço público mais seguro para todos”, assinalou Alexander Magalhães.

Finalizando o evento, o também Observador Sharon Noronha, destacou que durante todo o mês de maio, diversas atividades serão realizadas em São Lourenço envolvendo uma sólida parceria entre as Secretarias de Planejamento, Saúde e Educação e apoio da PMMG, CBMMG, Câmara Municipal, Tiro de Guerra e outros segmentos da sociedade local. A rede trabalhará para orientar e conscientizar condutores, ciclistas, pedestres, passageiros, estudantes sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de medidas protetivas que possam contribuir para a redução de sinistros, mortes e lesões no trânsito.

“ Trata-se de um trabalho em equipe, que embora esteja sendo intensificado no mês de maio, irá continuar ao longo dos demais meses. A ideia é de que a educação para o trânsito seja um esforço permanente no município, para que a médio e a longo prazo tenhamos um comportamento mais positivo no trânsito local, por parte dos usuários” afirmou o Observador Certificado.


Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.