A prefeitura Municipal de São Lourenço, em Minas Gerais, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Departamento de Trânsito realizou a cerimônia de abertura do “Movimento Maio Amarelo”, dando início às ações naquele município, no dia 11 de maio. Os Observadores Certificados Alexander Magalhães e Sharon Noronha ministraram palestras na abertura da celebração.
O evento foi realizado na Câmara Municipal e reuniu dezenas de pessoas, entre vereadores, autoridades, representantes da Secretaria de Planejamento e Finanças, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Agentes de Trânsito do Departamento de Trânsito de São Lourenço (SL Trans) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Com o tema “No trânsito escolha a vida”, em 2023, o Movimento “Maio Amarelo” celebra 10 anos e, como um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito criado pelo OBSERVATÓRIO, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
A palestra de abertura foi proferida pelo representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, o Observador Certificado Alexander Magalhães, seguido pelas falas do Secretário de Planejamento, Daniel Donato, Diretor de Trânsito, Alexandre Chaves, Gerente Vigilância em Saúde, Akemi Murata e do também representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Observador Certificado Sharon Noronha.
Alexander Magalhães apresentou um breve histórico do movimento esclarecendo sobre a sua idealização em 2014 e o caminho percorrido até os dias atuais, enfatizando o alcance da mobilização que, hoje, está presente em todo o território nacional e mais de 30 países do mundo. O Observador Certificado ressaltou que embora o movimento esteja consolidado, no que tange ao seu objetivo que é o de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, muito há de ser feito.
“É urgente construirmos uma cultura de segurança viária em nosso país, calcada na percepção de riscos no trânsito. Precisamos aprender a detectar as diversas situações de periculosidade presentes no ato de se transitar, quer seja como pedestres, condutores, passageiros, para, partir de então, adotarmos condutas mais seguras. Dessa forma estaremos construindo um espaço público mais seguro para todos”, assinalou Alexander Magalhães.
Finalizando o evento, o também Observador Sharon Noronha, destacou que durante todo o mês de maio, diversas atividades serão realizadas em São Lourenço envolvendo uma sólida parceria entre as Secretarias de Planejamento, Saúde e Educação e apoio da PMMG, CBMMG, Câmara Municipal, Tiro de Guerra e outros segmentos da sociedade local. A rede trabalhará para orientar e conscientizar condutores, ciclistas, pedestres, passageiros, estudantes sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de medidas protetivas que possam contribuir para a redução de sinistros, mortes e lesões no trânsito.
“ Trata-se de um trabalho em equipe, que embora esteja sendo intensificado no mês de maio, irá continuar ao longo dos demais meses. A ideia é de que a educação para o trânsito seja um esforço permanente no município, para que a médio e a longo prazo tenhamos um comportamento mais positivo no trânsito local, por parte dos usuários” afirmou o Observador Certificado.
1/5
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.