Com o objetivo de capacitar mais profissionais para atuar regionalmente na segurança viária, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (23), o resultado final da 11ª turma de Observadores Certificados.
Neste processo, 58 profissionais se inscreveram pelo edital e outros 21 foram indicados pelos Conselhos Estaduais de Trânsito, contabilizando um total de 79 candidatos. Desses, 55 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu um curso EAD de 10 semanas e a partir de agora, são reconhecidos efetivamente como Observadores Certificados, juntando-se aos integrantes das turmas anteriores para exercerem essa nobre missão.
“Conseguimos agora ter Observadores Certificados em todos os estados brasileiros. Isto contribui para o OBSERVATÓRIO ter uma visão mais clara do estado da segurança viária no país. Também aumenta as nossas possibilidades de oferecermos produtos adequados às realidades concretas das nossas cidades e rodovias”, explicou Ronaro Ferreira, coordenador nacional dos Observadores Certificados.
O Programa de Certificação criado pelo OBSERVATÓRIO tem como objetivo estimular o aprimoramento de profissionais, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular. Tem por finalidade também contribuir para um trânsito mais seguro para a sociedade, estimulando o aprimoramento técnico destes profissionais.
“Com a parceria do OBSERVATÓRIO com o Focotran (Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito) foi oferecida uma capacitação técnica para conselheiros e técnicos dos Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) da maioria dos estados brasileiros, que agora contarão com um Observador Certificado em sua equipe, reforçando a atuação destas instituições e os resultados das suas ações”
Confira a lista com os aprovados da 11ª turma de Observadores Certificados:
A próxima turma de Observadores Certificados tem previsão de início em junho. Acompanhe os canais do OBSERVATÓRIO para se manter informado.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.