O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo jornalista, filósofo clínico e Observador Certificado, Guto Castro, esteve presente na 76ª edição do END (Encontro Nacional dos Detrans) realizado entre os dias 28 e 30 de junho, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Na ocasião, Guto Castro palestrou sobre as ações do OBSERVATÓRIO, apresentou algumas campanhas realizadas pela entidade nos últimos anos e que mobilizaram todo o país no combate à violência no trânsito, como o Movimento Maio Amarelo, além de falar sobre e o papel da comunicação na construção de uma cultura de segurança viária.
Durante o evento foram debatidas ainda questões técnicas de alinhamento e estratégias de comunicação para os órgãos que integram o SNT (Sistema Nacional de Trânsito). O encontro contou com autoridades, técnicos e colaboradores que atuam com políticas públicas de mobilidade em todo o país.
Castro destacou ainda em sua fala que, "A roda não foi criada para matar - embora parte da história da mobilidade humana sobre as rodas esteja marcada por guerras, genocídios, sinistros, violência. Todo esse passado é aberto a reinterpretações e isso não significa que não possamos mudar o futuro. Precisamos antes reparar essa história e lembrar sempre para que nunca mais aconteça."
1/3
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto