Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.
A transmissão contou com 188 inscrições de educadores da rede de Ensino de Poços de Caldas, sendo que 16 escolas estão trabalhando diretamente com o Programa Educa em sala de aula. Esse estudo coletivo para as professoras é realizado pela SME todos os meses para complementar a lei de 1/3 para capacitar os educadores, possibilitar troca de experiências e momento de reflexão sobre a práxis. Esse estudo coletivo sobre o Maio Amarelo é realizado todos os anos, durante o mês de maio, desde 2020.
“Fui professora da rede municipal de ensino por 15 anos até me mudar para Curitiba, ano passado. Em 2022, firmou-se a parceria na cidade com a implantação do Programa Observatório Educa, onde estive presente na entrega dos livros e na aula inaugural”, lembrou Stefania Alvise.
Por conta do Movimento Maio Amarelo, o Dia D Educa foi realizado no dia 16 de maio, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, com muitas ações programadas.
A live de estudo coletivo abordou:
- Maio Amarelo com apresentação do Movimento, do vídeo oficial, dos materiais e a disponibilização do link da campanha para baixar;
- O que mais causa sinistros no trânsito e seus impactos no cotidiano;
- Como abordar Educação para o trânsito de forma transversal e sensibilizar os alunos, pais e comunidade para melhorar o caminho e o entorno da escola para aumentar a segurança;
- Dicas de atividades e oficinas pedagógicas para se promover a Paz no trânsito o ano todo;
- Dados estatísticos baseados no DataSUS;
- Pnatrans e Visão Zero;
- Responsabilidade do gestor na redução índices estatísticos.
Assista à live completa:
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.