Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Observadora Certificada apresenta o Movimento e sugere ações de conscientização durante o ano todo, por meio do programa Educa

Escrito por Portal ONSV

20 MAI 2024 - 11H12 (Atualizada em 20 MAI 2024 - 16H31)

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

A transmissão contou com 188 inscrições de educadores da rede de Ensino de Poços de Caldas, sendo que 16 escolas estão trabalhando diretamente com o Programa Educa em sala de aula. Esse estudo coletivo para as professoras é realizado pela SME todos os meses para complementar a lei de 1/3 para capacitar os educadores, possibilitar troca de experiências e momento de reflexão sobre a práxis. Esse estudo coletivo sobre o Maio Amarelo é realizado todos os anos, durante o mês de maio, desde 2020.

“Fui professora da rede municipal de ensino por 15 anos até me mudar para Curitiba, ano passado. Em 2022, firmou-se a parceria na cidade com a implantação do Programa Observatório Educa, onde estive presente na entrega dos livros e na aula inaugural”, lembrou Stefania Alvise.

Por conta do Movimento Maio Amarelo, o Dia D Educa foi realizado no dia 16 de maio, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, com muitas ações programadas.

A live de estudo coletivo abordou:

- Maio Amarelo com apresentação do Movimento, do vídeo oficial, dos materiais e a disponibilização do link da campanha para baixar;

- O que mais causa sinistros no trânsito e seus impactos no cotidiano;

- Como abordar Educação para o trânsito de forma transversal e sensibilizar os alunos, pais e comunidade para melhorar o caminho e o entorno da escola para aumentar a segurança;

- Dicas de atividades e oficinas pedagógicas para se promover a Paz no trânsito o ano todo;

- Dados estatísticos baseados no DataSUS;

- Pnatrans e Visão Zero;

- Responsabilidade do gestor na redução índices estatísticos.

Assista à live completa:


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.