Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Observadora Certificada apresenta o Movimento e sugere ações de conscientização durante o ano todo, por meio do programa Educa

Escrito por Portal ONSV

20 MAI 2024 - 11H12 (Atualizada em 20 MAI 2024 - 16H31)

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

A transmissão contou com 188 inscrições de educadores da rede de Ensino de Poços de Caldas, sendo que 16 escolas estão trabalhando diretamente com o Programa Educa em sala de aula. Esse estudo coletivo para as professoras é realizado pela SME todos os meses para complementar a lei de 1/3 para capacitar os educadores, possibilitar troca de experiências e momento de reflexão sobre a práxis. Esse estudo coletivo sobre o Maio Amarelo é realizado todos os anos, durante o mês de maio, desde 2020.

“Fui professora da rede municipal de ensino por 15 anos até me mudar para Curitiba, ano passado. Em 2022, firmou-se a parceria na cidade com a implantação do Programa Observatório Educa, onde estive presente na entrega dos livros e na aula inaugural”, lembrou Stefania Alvise.

Por conta do Movimento Maio Amarelo, o Dia D Educa foi realizado no dia 16 de maio, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, com muitas ações programadas.

A live de estudo coletivo abordou:

- Maio Amarelo com apresentação do Movimento, do vídeo oficial, dos materiais e a disponibilização do link da campanha para baixar;

- O que mais causa sinistros no trânsito e seus impactos no cotidiano;

- Como abordar Educação para o trânsito de forma transversal e sensibilizar os alunos, pais e comunidade para melhorar o caminho e o entorno da escola para aumentar a segurança;

- Dicas de atividades e oficinas pedagógicas para se promover a Paz no trânsito o ano todo;

- Dados estatísticos baseados no DataSUS;

- Pnatrans e Visão Zero;

- Responsabilidade do gestor na redução índices estatísticos.

Assista à live completa:


Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.