Observadores Certificados

PROJETO DE LEI PROPÕE IMPLANTAÇÃO DE FAIXA EXCLUSIVA PARA MOTOCICLETAS NO DISTRITO FEDERAL

Observador Certificado destaca importância da iniciativa

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2023 - 10H26

O DF no Ar, programa informativo da Record TV do Distrito Federal, noticiou ontem (17), o Projeto de Lei que propõe a implantação de faixa exclusiva para motocicletas no Distrito Federal, conforme vem sendo feito em outras cidades para reduzir o número de ocorrências de trânsito com motociclistas. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Christian Riger, foi consultado pela reportagem para falar sobre a relevância do PL.

Um projeto de lei da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) propõe a implantação da faixa exclusiva ou preferencial para motos nas vias da capital do país. De acordo com o último levantamento do Detran, o Distrito Federal possui 248.163 motocicletas em circulação. A proposta foi aprovada pela CTMU (Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana) da CLDF.

De acordo com o projeto, o objetivo é melhorar o fluxo no trânsito e minimizar a ocorrência de sinistros de trânsito. O texto aponta que a medida vai proporcionar maior segurança aos motociclistas e pedestres, além dos motoristas. Ainda segundo o projeto, a faixa exclusiva deve gerar melhoria no fluxo do tráfego.

Outro levantamento do Detran-DF mostra que em 2022, 76 motociclistas morreram em sinistros de trânsito naquela capital. Até março deste ano foram 15 mortes registradas. Para evitar esses tipos de ocorrências, outros estados do país já implantaram a faixa exclusiva para moto, como a cidade de São Paulo, por exemplo.

O especialista em segurança viária e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Christian Riger, acredita que a iniciativa pode dar certo. “Nós acreditamos que é uma inovação, tem dado bons resultados em locais onde isso já foi implantado, e o trânsito, ele é baseado em três pilares, que é a engenharia, educação e o esforço legal”, explicou.

Para o Observador Certificado, a educação e a sinalização também são fundamentais para a implementação do projeto. “O trânsito é baseado na confiança, quando você para num sinal vermelho, ou quando você avança um sinal verde, é porque você confia que o outro veículo vai seguir as regras. Acontece a mesma coisa nessa situação. No momento em que a gente cria um padrão e diz que as motocicletas irão circular por aquela pista, a gente passa a acreditar que aquele motorista estará lá, e eu deixo de procurar a motocicleta no meu retrovisor em todos os lugares da pista”, finalizou.

Assista a matéria completa: https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/videos/projeto-de-lei-preve-implantacao-da-faixa-exclusiva-para-motos-no-df-17042023


Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.