O DF no Ar, programa informativo da Record TV do Distrito Federal, noticiou ontem (17), o Projeto de Lei que propõe a implantação de faixa exclusiva para motocicletas no Distrito Federal, conforme vem sendo feito em outras cidades para reduzir o número de ocorrências de trânsito com motociclistas. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Christian Riger, foi consultado pela reportagem para falar sobre a relevância do PL.
Um projeto de lei da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) propõe a implantação da faixa exclusiva ou preferencial para motos nas vias da capital do país. De acordo com o último levantamento do Detran, o Distrito Federal possui 248.163 motocicletas em circulação. A proposta foi aprovada pela CTMU (Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana) da CLDF.
De acordo com o projeto, o objetivo é melhorar o fluxo no trânsito e minimizar a ocorrência de sinistros de trânsito. O texto aponta que a medida vai proporcionar maior segurança aos motociclistas e pedestres, além dos motoristas. Ainda segundo o projeto, a faixa exclusiva deve gerar melhoria no fluxo do tráfego.
Outro levantamento do Detran-DF mostra que em 2022, 76 motociclistas morreram em sinistros de trânsito naquela capital. Até março deste ano foram 15 mortes registradas. Para evitar esses tipos de ocorrências, outros estados do país já implantaram a faixa exclusiva para moto, como a cidade de São Paulo, por exemplo.
O especialista em segurança viária e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Christian Riger, acredita que a iniciativa pode dar certo. “Nós acreditamos que é uma inovação, tem dado bons resultados em locais onde isso já foi implantado, e o trânsito, ele é baseado em três pilares, que é a engenharia, educação e o esforço legal”, explicou.
Para o Observador Certificado, a educação e a sinalização também são fundamentais para a implementação do projeto. “O trânsito é baseado na confiança, quando você para num sinal vermelho, ou quando você avança um sinal verde, é porque você confia que o outro veículo vai seguir as regras. Acontece a mesma coisa nessa situação. No momento em que a gente cria um padrão e diz que as motocicletas irão circular por aquela pista, a gente passa a acreditar que aquele motorista estará lá, e eu deixo de procurar a motocicleta no meu retrovisor em todos os lugares da pista”, finalizou.
Assista a matéria completa: https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/videos/projeto-de-lei-preve-implantacao-da-faixa-exclusiva-para-motos-no-df-17042023
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