O programa Balanço de Notícias - Entrevista, da Rádio Jornal Pernambuco, informou que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo para realizar o exame toxicológico. Para explicar quais categorias estão inclusas e tirar as dúvidas dos ouvintes sobre o tema, o programa entrevistou o mestre em inovação e desenvolvimento para o trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva.
Conforme apresentado pelo programa, o Conselho Nacional de Trânsito adiou para 31 de março a data limite para os condutores com validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre janeiro e junho; e até 30 de abril para os condutores com CNH válida entre julho e dezembro. Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia, até a primeira metade de janeiro mais de 3 milhões de motoristas ainda não tinham realizado o procedimento.
Questionado sobre quem deve fazer o exame, Emanoel Silva reforçou que, todos os condutores que possuem a CNH nas categorias C, D e E, independentemente de terem a frase “exerce a atividade remunerada” no verso da CNH.
“Concentrem-se apenas nas categorias da habilitação. Quem tiver C, D e E tem que realizar esse exame. Tanto para obter aquela categoria e, quando obtém, também na renovação e no meio do prazo, a cada dois anos e meio para condutores que têm menos de 70 anos”, explicou o Observador Certificado.
Na oportunidade, Emanoel Silva também tirou dúvidas sobre a obrigação da realização do exame para motoristas de outras categorias que exercem atividade de transporte remunerada.
“Quem tem apenas categoria A, B ou AB não precisa realizar esse exame toxicológico, nem mesmo na aquisição ou renovação, nem mesmo quem exerce atividade remunerada, nessas categorias. Agora, se tiver combinação de AC, por exemplo, AD, AE, vai ter que realizar o exame para poder usufruir da carteira, inclusive, mesmo que esteja conduzindo um veículo de outra categoria, que é uma mudança também recente na legislação”, frisou.
Ouça a entrevista completa: https://drive.google.com/file/d/1iHtn8YdR5QYeyH5FNSHAIXNS2v__2Dqv/view?usp=sharing
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.