Observadores Certificados

Prorrogação dos prazos para realizar o exame toxicológico

Rádio Jornal Pernambuco entrevista Observador Certificado para explicar quem deve realizar o exame

Escrito por Portal ONSV

22 FEV 2024 - 10H34

O programa Balanço de Notícias - Entrevista, da Rádio Jornal Pernambuco, informou que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo para realizar o exame toxicológico. Para explicar quais categorias estão inclusas e tirar as dúvidas dos ouvintes sobre o tema, o programa entrevistou o mestre em inovação e desenvolvimento para o trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva.

Conforme apresentado pelo programa, o Conselho Nacional de Trânsito adiou para 31 de março a data limite para os condutores com validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre janeiro e junho; e até 30 de abril para os condutores com CNH válida entre julho e dezembro. Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia, até a primeira metade de janeiro mais de 3 milhões de motoristas ainda não tinham realizado o procedimento.

Questionado sobre quem deve fazer o exame, Emanoel Silva reforçou que, todos os condutores que possuem a CNH nas categorias C, D e E, independentemente de terem a frase “exerce a atividade remunerada” no verso da CNH.

“Concentrem-se apenas nas categorias da habilitação. Quem tiver C, D e E tem que realizar esse exame. Tanto para obter aquela categoria e, quando obtém, também na renovação e no meio do prazo, a cada dois anos e meio para condutores que têm menos de 70 anos”, explicou o Observador Certificado.

Na oportunidade, Emanoel Silva também tirou dúvidas sobre a obrigação da realização do exame para motoristas de outras categorias que exercem atividade de transporte remunerada.

“Quem tem apenas categoria A, B ou AB não precisa realizar esse exame toxicológico, nem mesmo na aquisição ou renovação, nem mesmo quem exerce atividade remunerada, nessas categorias. Agora, se tiver combinação de AC, por exemplo, AD, AE, vai ter que realizar o exame para poder usufruir da carteira, inclusive, mesmo que esteja conduzindo um veículo de outra categoria, que é uma mudança também recente na legislação”, frisou.

Ouça a entrevista completa: https://drive.google.com/file/d/1iHtn8YdR5QYeyH5FNSHAIXNS2v__2Dqv/view?usp=sharing

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.