O jornal Balanço de Notícias, da Rádio Jornal de Pernambuco, destacou os altos índices de mortes no trânsito mundial, conforme apurou a reportagem, apresentando o relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) que aponta o Brasil como o terceiro país com o trânsito mais violento no mundo, perdendo apenas para Índia e China. Para falar sobre esses dados, o programa conversou com o Observador Certificado Emanoel Silva.
Ainda segundo reportou o programa, esse tipo de ocorrência é considerado a oitava causa de óbitos no País, com mais de 1 milhão de vítimas por ano. Conforme explicou o Observador Certificado, entre as causas, existe uma relação direta entre esses óbitos e o aumento de motocicletas no trânsito, uma vez que motocicletas e similares, motonetas, ciclomotores são veículos que deixam os usuários muito expostos e cada vez mais, há um estímulo ao uso desse tipo de transporte.
“A gente vê motofaixas sendo criadas em São Paulo, o Governo Federal criou uma possibilidade de isenção de IPVA para motocicletas até determinadas cilindradas [...] A gente viu em Pernambuco, até certo tempo, o perdão do IPVA de alguns anos atrás para quem pagasse em dia. Então existe um estímulo alinhado também com a questão econômica”, explicou Emanoel Silva.
A reportagem também destacou os fatores positivos no trânsito local, em Pernambuco, que se destaca no Nordeste, devido às ações de conscientização para segurança no trânsito, não apenas durante o mês de maio, com o Movimento Maio Amarelo, mas durante todo o ano.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.