O jornal Balanço de Notícias, da Rádio Jornal de Pernambuco, destacou os altos índices de mortes no trânsito mundial, conforme apurou a reportagem, apresentando o relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) que aponta o Brasil como o terceiro país com o trânsito mais violento no mundo, perdendo apenas para Índia e China. Para falar sobre esses dados, o programa conversou com o Observador Certificado Emanoel Silva.
Ainda segundo reportou o programa, esse tipo de ocorrência é considerado a oitava causa de óbitos no País, com mais de 1 milhão de vítimas por ano. Conforme explicou o Observador Certificado, entre as causas, existe uma relação direta entre esses óbitos e o aumento de motocicletas no trânsito, uma vez que motocicletas e similares, motonetas, ciclomotores são veículos que deixam os usuários muito expostos e cada vez mais, há um estímulo ao uso desse tipo de transporte.
“A gente vê motofaixas sendo criadas em São Paulo, o Governo Federal criou uma possibilidade de isenção de IPVA para motocicletas até determinadas cilindradas [...] A gente viu em Pernambuco, até certo tempo, o perdão do IPVA de alguns anos atrás para quem pagasse em dia. Então existe um estímulo alinhado também com a questão econômica”, explicou Emanoel Silva.
A reportagem também destacou os fatores positivos no trânsito local, em Pernambuco, que se destaca no Nordeste, devido às ações de conscientização para segurança no trânsito, não apenas durante o mês de maio, com o Movimento Maio Amarelo, mas durante todo o ano.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.