Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

Observador Certificado fala à Rádio Jornal Pernambuco sobre como ciclistas e pedestres devem lidar com a situação

Escrito por Portal ONSV

29 FEV 2024 - 16H25 (Atualizada em 29 FEV 2024 - 16H42)

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

“Infelizmente nós temos uma questão até cultural, estrutural na nossa sociedade, que a gente não tem uma educação para o trânsito desde a base, assim, tão consolidada. É mais em ações pontuais, datas comemorativas, em situações realmente de eventos como Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, mas uma educação efetiva como uma disciplina obrigatória a gente não tem. Então acaba realmente refletindo isso na prática, como você bem falou. As pessoas não prestam atenção bem na sinalização, pois só foram à autoescola mais para realmente tirar a carteira, aprender a manusear o veículo”, frisou o Observador Certificado.

Emanoel Silva frisou também que essa questão cultural é prejudicial para a segurança no trânsito, uma vez que muitas pessoas desconhecem as sinalizações de trânsito e os seus significados. “Isso reflete bastante na sinalização e na velocidade não é diferente, é bastante associado à sinalização.”

“E a velocidade no trânsito é um dos principais fatores de risco. Nós temos, por exemplo, o relatório da CTTU de Recife, que mostrou que entre 2021 e 2022, mais de 50% das pessoas que morreram no trânsito existia uma relação direta com a velocidade. Claro que não é só a velocidade isolada, uma falta de atenção, mas a velocidade ela agrava e muito o resultado diante de um impacto de uma colisão”, explicou o Observador Certificado.

Essa informação foi divulgada inicialmente pela coluna Mobilidade do Jornal do Commércio. A Prefeitura do Recife negou que toda a fiscalização eletrônica de velocidade esteja desativada na cidade devido ao atraso na licitação pública para um novo contrato. E garantiu que os equipamentos serão recolocados e religados no prazo de 90 dias. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) contestou a informação e garantiu que são apenas 35% dos equipamentos de fiscalização de velocidade que estão sem operar.

Ouça a entrevista completa!

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.