O jornal Diário do Grande ABC, revelou na última quinta-feira (20), que o número de mortes no trânsito no Grande ABC, durante o mês de junho deste ano foi o maior da série histórica, divulgada desde 2015 pelo InfoSiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). O Psicólogo e Observador Certificado Fábio Bertrani foi consultado pela reportagem e destacou a redução de velocidade nas vias como uma alternativa para a diminuição dessas ocorrências.
O Grande ABC fica localizado a Sudeste da região Metropolitana de São Paulo, e é composto por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Segundo dados do InfoSiga, no período de 1º a 30 de junho de 2023 foram registrados 23 óbitos na região, um a mais do que o número apontado em 2015 e 2017, quando 22 pessoas morreram.
Para Fábio Bertrani, psicólogo e Observador Certificado, é necessário apostar em uma política de redução de velocidade para diminuição das mortes, fazendo com que os trajetos dos motoristas sejam feitos em um mesmo tempo e com mais segurança, principalmente para motociclistas.
“Temos de ser incisivos na política pública com esse público. Entender as razões pelas quais eles estão correndo, e isso só se compreende conversando. No trânsito, todo mundo tem sua responsabilidade e o ser humano é passível de erro”, afirmou Fábio Bertrani, que também é gestor de educação de trânsito em Ribeirão Pires.
Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4014219/transito-da-regiao-tem-junho-mais-letal-da-serie-historica
Foto: Claudinei Plaza/DGABC – Divulgação.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.