Observadores Certificados

Resolução Contran número 1.000, pela Paz

Escrito por Portal ONSV

26 SET 2023 - 16H13

Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje (26), a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!

A Resolução 1.000 traz a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2024, bem como a mensagem educativa de trânsito a ser utilizada nacionalmente em todas as peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.

Para 2024 a mensagem será: PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ.

A paz que se busca no trânsito, paz esta construída por meio de ações que permitam salvar vidas, é resultado das inúmeras decisões individuais. Decisões que são tomadas não apenas por condutores, pedestres, ciclistas e passageiros. Mas decisões tomadas por quem planeja, constrói e faz a gestão das vias. Decisões de quem normatiza o trânsito, de quem fiscaliza e de quem presta socorro às vítimas. Cada um desses importantes atores do trânsito tem o poder para dar início, por meio de suas ações, à paz que a sociedade brasileira busca no trânsito. A paz capaz de nos levar a ter zero morte no trânsito, pois zero é o único número aceitável de vítimas.

E o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que tem assento na Câmara Temática de Educação para o Trânsito do CONTRAN, mais uma vez participou ativamente do processo de escolha da mensagem, dos temas e do cronograma de ações para o próximo ano.

A equipe de comunicadores e Observadores voluntários, sob a liderança do CEO Paulo Guimarães, enviaram diversas sugestões e propostas para as reuniões de trabalho da câmara temática. As sugestões foram submetidas ao colegiado da câmara, a uma consulta popular e ao Conselho Nacional de Trânsito, culminando com a mensagem pela PAZ!

É muito natural que o OBSERVATÓRIO atue de forma tão ativa nesse processo. Afinal, é um dos maiores fomentadores de campanhas educativas para o trânsito do Brasil e conhece bem a realidade e as necessidades de todos que atuam nessa área.

Cada mês de 2024 terá campanhas com foco específico, a fim de cobrir as diversas áreas do trânsito que precisam mudar para salvar vidas, incluindo as datas em que deverão ocorrer ações locais de alerta e orientação à sociedade.

Esta resolução é uma verdadeira bússola para os profissionais do trânsito em todo o país. E o OBSERVATÓRIO já começa hoje a trabalhar cada uma das ações e campanhas que estarão nas ruas em 2024, a fim de cumprir com sua missão. Divulgando para todos os brasileiros, que:

PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ


Francisco Garonce e Edira Soares

Observadores Certificados

Representantes do OBSERVATÓRIO na Câmara Temática do CONTRAN

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.