Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje (26), a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
A Resolução 1.000 traz a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2024, bem como a mensagem educativa de trânsito a ser utilizada nacionalmente em todas as peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.
Para 2024 a mensagem será: PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ.
A paz que se busca no trânsito, paz esta construída por meio de ações que permitam salvar vidas, é resultado das inúmeras decisões individuais. Decisões que são tomadas não apenas por condutores, pedestres, ciclistas e passageiros. Mas decisões tomadas por quem planeja, constrói e faz a gestão das vias. Decisões de quem normatiza o trânsito, de quem fiscaliza e de quem presta socorro às vítimas. Cada um desses importantes atores do trânsito tem o poder para dar início, por meio de suas ações, à paz que a sociedade brasileira busca no trânsito. A paz capaz de nos levar a ter zero morte no trânsito, pois zero é o único número aceitável de vítimas.
E o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que tem assento na Câmara Temática de Educação para o Trânsito do CONTRAN, mais uma vez participou ativamente do processo de escolha da mensagem, dos temas e do cronograma de ações para o próximo ano.
A equipe de comunicadores e Observadores voluntários, sob a liderança do CEO Paulo Guimarães, enviaram diversas sugestões e propostas para as reuniões de trabalho da câmara temática. As sugestões foram submetidas ao colegiado da câmara, a uma consulta popular e ao Conselho Nacional de Trânsito, culminando com a mensagem pela PAZ!
É muito natural que o OBSERVATÓRIO atue de forma tão ativa nesse processo. Afinal, é um dos maiores fomentadores de campanhas educativas para o trânsito do Brasil e conhece bem a realidade e as necessidades de todos que atuam nessa área.
Cada mês de 2024 terá campanhas com foco específico, a fim de cobrir as diversas áreas do trânsito que precisam mudar para salvar vidas, incluindo as datas em que deverão ocorrer ações locais de alerta e orientação à sociedade.
Esta resolução é uma verdadeira bússola para os profissionais do trânsito em todo o país. E o OBSERVATÓRIO já começa hoje a trabalhar cada uma das ações e campanhas que estarão nas ruas em 2024, a fim de cumprir com sua missão. Divulgando para todos os brasileiros, que:
PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ
Francisco Garonce e Edira Soares
Observadores Certificados
Representantes do OBSERVATÓRIO na Câmara Temática do CONTRAN
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023
O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Boleto