Observadores Certificados

Resolução Contran número 1.000, pela Paz

Escrito por Portal ONSV

26 SET 2023 - 16H13

Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje (26), a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!

A Resolução 1.000 traz a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2024, bem como a mensagem educativa de trânsito a ser utilizada nacionalmente em todas as peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.

Para 2024 a mensagem será: PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ.

A paz que se busca no trânsito, paz esta construída por meio de ações que permitam salvar vidas, é resultado das inúmeras decisões individuais. Decisões que são tomadas não apenas por condutores, pedestres, ciclistas e passageiros. Mas decisões tomadas por quem planeja, constrói e faz a gestão das vias. Decisões de quem normatiza o trânsito, de quem fiscaliza e de quem presta socorro às vítimas. Cada um desses importantes atores do trânsito tem o poder para dar início, por meio de suas ações, à paz que a sociedade brasileira busca no trânsito. A paz capaz de nos levar a ter zero morte no trânsito, pois zero é o único número aceitável de vítimas.

E o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que tem assento na Câmara Temática de Educação para o Trânsito do CONTRAN, mais uma vez participou ativamente do processo de escolha da mensagem, dos temas e do cronograma de ações para o próximo ano.

A equipe de comunicadores e Observadores voluntários, sob a liderança do CEO Paulo Guimarães, enviaram diversas sugestões e propostas para as reuniões de trabalho da câmara temática. As sugestões foram submetidas ao colegiado da câmara, a uma consulta popular e ao Conselho Nacional de Trânsito, culminando com a mensagem pela PAZ!

É muito natural que o OBSERVATÓRIO atue de forma tão ativa nesse processo. Afinal, é um dos maiores fomentadores de campanhas educativas para o trânsito do Brasil e conhece bem a realidade e as necessidades de todos que atuam nessa área.

Cada mês de 2024 terá campanhas com foco específico, a fim de cobrir as diversas áreas do trânsito que precisam mudar para salvar vidas, incluindo as datas em que deverão ocorrer ações locais de alerta e orientação à sociedade.

Esta resolução é uma verdadeira bússola para os profissionais do trânsito em todo o país. E o OBSERVATÓRIO já começa hoje a trabalhar cada uma das ações e campanhas que estarão nas ruas em 2024, a fim de cumprir com sua missão. Divulgando para todos os brasileiros, que:

PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ


Francisco Garonce e Edira Soares

Observadores Certificados

Representantes do OBSERVATÓRIO na Câmara Temática do CONTRAN

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.