A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.
Integrando as atividades do Maio Amarelo em MG, o evento contou também com a presença da Subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, do Chefe da Assessoria Estratégica da Sejusp, Marco Antônio Territo de Barros, do Dr. Frederico Garcia, professor do Departamento de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG, e de diversas autoridades e convidados.
O evento caracterizou-se, ao longo do dia, pela apresentação de diversas instituições que abordaram temas pertinentes à Segurança Viária no que tange à combinação do uso de álcool/droga e direção veicular. Representando o OBSERVATÓRIO, Alexander Magalhães, apresentou um panorama das ações da instituição no Brasil e em Minas Gerais, ao longo de seus 14 anos de existência, traçando um paralelo das principais ações desenvolvidas em nível nacional e no estado mineiro.
Após apresentar o OBSERVATÓRIO aos presentes, Alexander Magalhães explanou sobre alguns dos relevantes programas desenvolvidos com destaque para o Maio Amarelo, Laço Amarelo, Educa, Observadores Certificados, Academy e Rodovias que Perdoam, ressaltando de como essas entregas tem sido realizadas para a sociedade tanto no Brasil e como em Minas Gerais.
Já em relação à temática do uso do álcool/drogas na direção veicular, o Observador Certificado explanou brevemente acerca de dois importantes estudos do OBSERVATÓRIO, dentre outros, que trazem importantes considerações sobre o tema do seminário, a saber: o “Relatório Estatístico de Segurança Viária II- Álcool” elaborado em 2018 e o estudo “A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento dos condutores para a promoção do trânsito seguro”, publicado em 2020.
O Observador Certificado enfatizou que “ambas as pesquisas elaboradas pelo OBSERVATÓRIO, tratam-se estudos de leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar na temática, possibilitando ao leitor ter uma maior compreensão dos resultados que, recentemente, foram divulgados no final de 2023, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em seu relatório Lei Seca no Brasil: panorama dos últimos 15 anos.”
1/6
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.