Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

12 JUN 2024 - 16H03 (Atualizada em 12 JUN 2024 - 16H19)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Integrando as atividades do Maio Amarelo em MG, o evento contou também com a presença da Subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, do Chefe da Assessoria Estratégica da Sejusp, Marco Antônio Territo de Barros, do Dr. Frederico Garcia, professor do Departamento de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG, e de diversas autoridades e convidados.

O evento caracterizou-se, ao longo do dia, pela apresentação de diversas instituições que abordaram temas pertinentes à Segurança Viária no que tange à combinação do uso de álcool/droga e direção veicular. Representando o OBSERVATÓRIO, Alexander Magalhães, apresentou um panorama das ações da instituição no Brasil e em Minas Gerais, ao longo de seus 14 anos de existência, traçando um paralelo das principais ações desenvolvidas em nível nacional e no estado mineiro.

Após apresentar o OBSERVATÓRIO aos presentes, Alexander Magalhães explanou sobre alguns dos relevantes programas desenvolvidos com destaque para o Maio Amarelo, Laço Amarelo, Educa, Observadores Certificados, Academy e Rodovias que Perdoam, ressaltando de como essas entregas tem sido realizadas para a sociedade tanto no Brasil e como em Minas Gerais.

Já em relação à temática do uso do álcool/drogas na direção veicular, o Observador Certificado explanou brevemente acerca de dois importantes estudos do OBSERVATÓRIO, dentre outros, que trazem importantes considerações sobre o tema do seminário, a saber: o “Relatório Estatístico de Segurança Viária II- Álcool” elaborado em 2018 e o estudo “A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento dos condutores para a promoção do trânsito seguro”, publicado em 2020.

O Observador Certificado enfatizou que “ambas as pesquisas elaboradas pelo OBSERVATÓRIO, tratam-se estudos de leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar na temática, possibilitando ao leitor ter uma maior compreensão dos resultados que, recentemente, foram divulgados no final de 2023, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em seu relatório Lei Seca no Brasil: panorama dos últimos 15 anos.”


Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.