Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

12 JUN 2024 - 16H03 (Atualizada em 12 JUN 2024 - 16H19)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Integrando as atividades do Maio Amarelo em MG, o evento contou também com a presença da Subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, do Chefe da Assessoria Estratégica da Sejusp, Marco Antônio Territo de Barros, do Dr. Frederico Garcia, professor do Departamento de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG, e de diversas autoridades e convidados.

O evento caracterizou-se, ao longo do dia, pela apresentação de diversas instituições que abordaram temas pertinentes à Segurança Viária no que tange à combinação do uso de álcool/droga e direção veicular. Representando o OBSERVATÓRIO, Alexander Magalhães, apresentou um panorama das ações da instituição no Brasil e em Minas Gerais, ao longo de seus 14 anos de existência, traçando um paralelo das principais ações desenvolvidas em nível nacional e no estado mineiro.

Após apresentar o OBSERVATÓRIO aos presentes, Alexander Magalhães explanou sobre alguns dos relevantes programas desenvolvidos com destaque para o Maio Amarelo, Laço Amarelo, Educa, Observadores Certificados, Academy e Rodovias que Perdoam, ressaltando de como essas entregas tem sido realizadas para a sociedade tanto no Brasil e como em Minas Gerais.

Já em relação à temática do uso do álcool/drogas na direção veicular, o Observador Certificado explanou brevemente acerca de dois importantes estudos do OBSERVATÓRIO, dentre outros, que trazem importantes considerações sobre o tema do seminário, a saber: o “Relatório Estatístico de Segurança Viária II- Álcool” elaborado em 2018 e o estudo “A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento dos condutores para a promoção do trânsito seguro”, publicado em 2020.

O Observador Certificado enfatizou que “ambas as pesquisas elaboradas pelo OBSERVATÓRIO, tratam-se estudos de leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar na temática, possibilitando ao leitor ter uma maior compreensão dos resultados que, recentemente, foram divulgados no final de 2023, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em seu relatório Lei Seca no Brasil: panorama dos últimos 15 anos.”


Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.