O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.
Conjunto de Dados Sobre Mulheres no Trânsito Brasileiro é um relatório desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO no início deste ano, que inclui informações como: dados sobre as vítimas fatais no trânsito brasileiro, dados sobre a quantidade de condutores habilitados nos últimos anos e dados sobre condutores envolvidos em sinistros de trânsito em rodovias federais.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, 60% dos leitos de UTI nos hospitais da Bahia são ocupados por vítimas de sinistros de trânsito. Foram cerca de 7.806 ocorrências de trânsito causadas por homens em 2023, enquanto as mulheres causaram 669 sinistros. A quantidade é quase cinco vezes maior, segundo dados da Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador).
Somente na Bahia, os homens são 71% dos condutores e entre os examinadores do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) a diferença também é alta, são 36 examinadores, das quais apenas seis são mulheres.
Conforme dados do DataSUS (Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde), 82% das mortes no trânsito de Salvador é de homens, contra 18% de mulheres. Dessas mulheres, quase metade era pedestre ou estava na garupa de motocicletas. Bianca Cruz, psicóloga do trânsito e Observadora Certificada ressaltou que as ações educativas precisam focar mais nos homens.
“A partir do órgão municipal de trânsito, a gente, psicólogos do tráfego, realizar intervenção com esse condutor específico para que haja de alguma forma um reconhecimento, uma identificação de quais são as motivações que levam aquele sujeito a cometer tais infrações e reincidir nessas infrações. A partir disso, trabalhar essa questão que é difícil muitas vezes com homens, de reconhecer esse erro para poder reparar”, explicou.
Assista à reportagem completa (a partir de 42:30): https://globoplay.globo.com/v/12638027/?s=0s
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.