Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

Ocorrências de trânsito provocadas por homens em Salvador/BA é quase cinco vezes maior, em comparação às provocadas pelas mulheres

Escrito por Portal ONSV

07 JUN 2024 - 15H53

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Conjunto de Dados Sobre Mulheres no Trânsito Brasileiro é um relatório desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO no início deste ano, que inclui informações como: dados sobre as vítimas fatais no trânsito brasileiro, dados sobre a quantidade de condutores habilitados nos últimos anos e dados sobre condutores envolvidos em sinistros de trânsito em rodovias federais.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, 60% dos leitos de UTI nos hospitais da Bahia são ocupados por vítimas de sinistros de trânsito. Foram cerca de 7.806 ocorrências de trânsito causadas por homens em 2023, enquanto as mulheres causaram 669 sinistros. A quantidade é quase cinco vezes maior, segundo dados da Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador).

Somente na Bahia, os homens são 71% dos condutores e entre os examinadores do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) a diferença também é alta, são 36 examinadores, das quais apenas seis são mulheres.

Conforme dados do DataSUS (Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde), 82% das mortes no trânsito de Salvador é de homens, contra 18% de mulheres. Dessas mulheres, quase metade era pedestre ou estava na garupa de motocicletas. Bianca Cruz, psicóloga do trânsito e Observadora Certificada ressaltou que as ações educativas precisam focar mais nos homens.

“A partir do órgão municipal de trânsito, a gente, psicólogos do tráfego, realizar intervenção com esse condutor específico para que haja de alguma forma um reconhecimento, uma identificação de quais são as motivações que levam aquele sujeito a cometer tais infrações e reincidir nessas infrações. A partir disso, trabalhar essa questão que é difícil muitas vezes com homens, de reconhecer esse erro para poder reparar”, explicou.

Assista à reportagem completa (a partir de 42:30): https://globoplay.globo.com/v/12638027/?s=0s

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.