O Jornal da Record, da TV Record destacou que o uso de capacetes com fone e microfone embutidos tem se tornado hábito entre os motociclistas e que apesar de comum, é uma prática proibida no Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, foi consultada pela reportagem para explicar sobre essa infração.
Apesar da alta procura desse tipo de capacete com bluetooth, conforme destacou a reportagem do Jornal da Record, segundo a lei, ter o equipamento não é proibido, mas o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que ele não pode ser usado por quem está pilotando para fazer chamadas com o celular ou ouvir música. O uso do mesmo é semelhante ao de um fone de ouvido e é considerado pelo CTB infração média, com multa de R$ 130,16, além de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A grande dificuldade por parte dos agentes é conseguir flagrar a infração, conforme destacou a Observadora Certificada Mércia Gomes. “Se o agente conseguir se certificar que existe um aparelho no condutor, ele vai ter que se equiparar a um artigo do CTB para fazer uma autuação. Ele vai colocar, ‘utilizando fone de ouvido’”, explicou.
Assista à matéria completa: www.noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/apesar-de-proibido-motociclistas-utilizam-capacete-com-fone-e-microfone-embutidos-enquanto-dirigem-21062023
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: