Observadores Certificados

Violência no trânsito: RecordTV produz reportagem especial sobre necessidade de mudança de comportamento

Observadora Certificada fala sobre possiblidades para mitigar esse comportamento agressivo no trânsito

Escrito por Portal ONSV

13 MAR 2024 - 12H42

O jornal Hoje em Dia – RecordTV - da última segunda-feira (11), apresentou a reportagem especial do Celso Zucatelli sobre violência no trânsito e o que é possível para mudar essa realidade das ruas. A engenheira de transportes, diretora da Fatec de São Caetano do Sul e Observadora Certificada, Adriane Fontana, foi consultada pela reportagem para falar sobre a violência no trânsito e as possíveis causas que podem fazer de um motorista um agressor.

Conforme alertou a reportagem especial, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países com mais mortes em decorrência de sinistros de trânsito no mundo. E um estudo revela que 90% das ocorrências são causadas pelo mau comportamento dos motoristas. Em meio a dados alarmantes, a reportagem questionou como diminuir esses números e fazer com que as pessoas adotem uma cultura de paz no trânsito?

A Observadora Certificada Adriane Fontana alertou que, “Nós temos na nossa sociedade, algo que fala: ‘o indivíduo está acima do coletivo’, então ele está poderoso na máquina dele, no carro, e não vai respeitar uma travessia de pedestres, um semáforo e assim por diante, e vai causar um acidente de trânsito sempre.”

Ainda segundo dados apurados pela reportagem com base em dados do DataSus – Ministério da Saúde, a cada dia, em média 5 pessoas morrem no Brasil por consequência de brigas no trânsito. Segundo dados do Ministério do Transportes, o país conta com mais de 118 milhões de veículos aptos à circulação, muitas vezes, sobrecarregando a mobilidade em algumas regiões.

Para piorar o cenário, a reportagem destacou que 30% dos trabalhadores brasileiros já foram diagnosticados com a síndrome de Burnout - um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade -, que se deslocam diariamente no estresse do trânsito.

Adriane Fontana ainda ressaltou que os fatores humanos são responsáveis por mais de 90% desses acidentes ou incidentes. “Eu não consigo te dar uma solução para a questão do problema de saúde mental do ser humano para a questão de falta de empatia, mas eu posso pensar engenharia. A gente pode trabalhar dentro da área urbana com dispositivos de moderação de tráfego, como colocação de rotatórias e interseções por exemplo, e trabalhar com radares. Na medida em que eu baixo a velocidade de uma via, eu tenho uma grande vantagem, se eu tiver um atropelamento, eu não mato o pedestre.”

Assista à reportagem completa: https://recordtv.r7.com/hoje-em-dia/videos/violencia-no-transito-celso-zucatelli-mostra-o-que-e-possivel-fazer-para-mudar-essa-realidade-das-ruas-11032024

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.