O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta hoje (17), o Relatório Informativo do programa OBSERVATÓRIO Educa. Programa criado pela instituição em parceria técnica com o Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Ministério da Educação, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FHE (Fundação Habitacional do Exército).
Esse relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022. Entre eles, a expansão do programa, a entrega dos livros, a capacitação dos professores, o Dia D Educa e o Mobi Educa apresentam detalhes sobre a implantação do programa nas escolas.
“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível. Destacando-se nesse processo o papel fundamental das secretarias municipais de educação e de seus Educadores. Que os exemplos dos municípios participantes inspirem outros gestores a implantar o programa neste ano de 2023”, ressalta Edira Soares chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas e Coordenadora Nacional de Suporte Pedagógico do programa Educa.
O ano letivo de 2022 encerrou com a expansão do programa-piloto OBSERVATÓRIO Educa de 12, para 45 municípios em 08 estados brasileiros. Alcançando um público total nestes 2 anos de implantação do Programa de 279.373 alunos e 261.423 livros físicos distribuídos e aproximadamente, 5 mil educadores trabalhando com o programa.
De forma especial registra-se a dedicação e o comprometimento dos mais de 45 Observadores Certificados, especialistas formados pelo OBSERVATÓRIO, que se dedicam ao EDUCA.
Itinerário Formativo
Em 2022, a grande novidade foi a criação do Itinerário Formativo Educa, uma capacitação síncrona em três encontros online, com o objetivo de compartilhar a metodologia do Educa com exemplos práticos e proporcionar maior interação dos educadores com a Coordenação Nacional Pedagógica do programa.
A aula inaugural do Itinerário Formativo contou com as presenças do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães e o I módulo: As cidades como principal recurso de aprendizagem, foi ministrado pelo especialista, Vítor Pavarino, representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde).
Acesse e leia agora o Relatório Informativo Educa 2022:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.