Comunicação

OBSERVATÓRIO APRESENTA RELATÓRIO INFORMATIVO EDUCA 2022

“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível”

Escrito por Portal ONSV

17 MAR 2023 - 16H58 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 17H11)

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta hoje (17), o Relatório Informativo do programa OBSERVATÓRIO Educa. Programa criado pela instituição em parceria técnica com o Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Ministério da Educação, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FHE (Fundação Habitacional do Exército).

Esse relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022. Entre eles, a expansão do programa, a entrega dos livros, a capacitação dos professores, o Dia D Educa e o Mobi Educa apresentam detalhes sobre a implantação do programa nas escolas.

“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível. Destacando-se nesse processo o papel fundamental das secretarias municipais de educação e de seus Educadores. Que os exemplos dos municípios participantes inspirem outros gestores a implantar o programa neste ano de 2023”, ressalta Edira Soares chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas e Coordenadora Nacional de Suporte Pedagógico do programa Educa.

O ano letivo de 2022 encerrou com a expansão do programa-piloto OBSERVATÓRIO Educa de 12, para 45 municípios em 08 estados brasileiros. Alcançando um público total nestes 2 anos de implantação do Programa de 279.373 alunos e 261.423 livros físicos distribuídos e aproximadamente, 5 mil educadores trabalhando com o programa.

De forma especial registra-se a dedicação e o comprometimento dos mais de 45 Observadores Certificados, especialistas formados pelo OBSERVATÓRIO, que se dedicam ao EDUCA.

Itinerário Formativo

Em 2022, a grande novidade foi a criação do Itinerário Formativo Educa, uma capacitação síncrona em três encontros online, com o objetivo de compartilhar a metodologia do Educa com exemplos práticos e proporcionar maior interação dos educadores com a Coordenação Nacional Pedagógica do programa.

A aula inaugural do Itinerário Formativo contou com as presenças do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães e o I módulo: As cidades como principal recurso de aprendizagem, foi ministrado pelo especialista, Vítor Pavarino, representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde).

Acesse e leia agora o Relatório Informativo Educa 2022:

Leia agora!

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.