O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta hoje (17), o Relatório Informativo do programa OBSERVATÓRIO Educa. Programa criado pela instituição em parceria técnica com o Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Ministério da Educação, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FHE (Fundação Habitacional do Exército).
Esse relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022. Entre eles, a expansão do programa, a entrega dos livros, a capacitação dos professores, o Dia D Educa e o Mobi Educa apresentam detalhes sobre a implantação do programa nas escolas.
“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível. Destacando-se nesse processo o papel fundamental das secretarias municipais de educação e de seus Educadores. Que os exemplos dos municípios participantes inspirem outros gestores a implantar o programa neste ano de 2023”, ressalta Edira Soares chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas e Coordenadora Nacional de Suporte Pedagógico do programa Educa.
O ano letivo de 2022 encerrou com a expansão do programa-piloto OBSERVATÓRIO Educa de 12, para 45 municípios em 08 estados brasileiros. Alcançando um público total nestes 2 anos de implantação do Programa de 279.373 alunos e 261.423 livros físicos distribuídos e aproximadamente, 5 mil educadores trabalhando com o programa.
De forma especial registra-se a dedicação e o comprometimento dos mais de 45 Observadores Certificados, especialistas formados pelo OBSERVATÓRIO, que se dedicam ao EDUCA.
Itinerário Formativo
Em 2022, a grande novidade foi a criação do Itinerário Formativo Educa, uma capacitação síncrona em três encontros online, com o objetivo de compartilhar a metodologia do Educa com exemplos práticos e proporcionar maior interação dos educadores com a Coordenação Nacional Pedagógica do programa.
A aula inaugural do Itinerário Formativo contou com as presenças do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães e o I módulo: As cidades como principal recurso de aprendizagem, foi ministrado pelo especialista, Vítor Pavarino, representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde).
Acesse e leia agora o Relatório Informativo Educa 2022:
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.