
OBSERVATÓRIO APRESENTA RELATÓRIO INFORMATIVO EDUCA 2022
“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível”
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresenta hoje (17), o Relatório Informativo do programa OBSERVATÓRIO Educa. Programa criado pela instituição em parceria técnica com o Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o Ministério da Educação, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FHE (Fundação Habitacional do Exército).
Esse relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022. Entre eles, a expansão do programa, a entrega dos livros, a capacitação dos professores, o Dia D Educa e o Mobi Educa apresentam detalhes sobre a implantação do programa nas escolas.
“Os registros aqui apresentados evidenciam que a aplicação da educação para o trânsito em sala de aula, como tema transversal às disciplinas da grade curricular do ensino fundamental, é possível. Destacando-se nesse processo o papel fundamental das secretarias municipais de educação e de seus Educadores. Que os exemplos dos municípios participantes inspirem outros gestores a implantar o programa neste ano de 2023”, ressalta Edira Soares chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas e Coordenadora Nacional de Suporte Pedagógico do programa Educa.
O ano letivo de 2022 encerrou com a expansão do programa-piloto OBSERVATÓRIO Educa de 12, para 45 municípios em 08 estados brasileiros. Alcançando um público total nestes 2 anos de implantação do Programa de 279.373 alunos e 261.423 livros físicos distribuídos e aproximadamente, 5 mil educadores trabalhando com o programa.
De forma especial registra-se a dedicação e o comprometimento dos mais de 45 Observadores Certificados, especialistas formados pelo OBSERVATÓRIO, que se dedicam ao EDUCA.
Itinerário Formativo
Em 2022, a grande novidade foi a criação do Itinerário Formativo Educa, uma capacitação síncrona em três encontros online, com o objetivo de compartilhar a metodologia do Educa com exemplos práticos e proporcionar maior interação dos educadores com a Coordenação Nacional Pedagógica do programa.
A aula inaugural do Itinerário Formativo contou com as presenças do CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães e o I módulo: As cidades como principal recurso de aprendizagem, foi ministrado pelo especialista, Vítor Pavarino, representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde).
Acesse e leia agora o Relatório Informativo Educa 2022:

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.