Comunicação

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/SP REGISTRA AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO

Ocorrências fatais no trânsito alcançaram o maior número de registros para o mês, desde 2017

Escrito por Portal ONSV

16 MAR 2023 - 19H23

Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do estado de São Paulo), a Região Metropolitana de Campinas registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de janeiro desde 2017, conforme a matéria do jornal da EPTV 2ª Edição, da EPTV - emissora afiliada à TV Globo, da última segunda (13). O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcos Oriqui, falou ao vivo com a reportagem sobre os possíveis motivos que levam a esse aumento de ocorrências fatais.

“Quando tem um acidente envolvendo um veículo e um pedestre, um atropelamento, a gente tem que analisar as duas possibilidades. Onde houve a causa raiz do acidente. Do ponto de vista do pedestre, a gente tem a distração. O trânsito tem velocidade, energia e se você estiver de fone de ouvido, falando ao celular, é uma distração que o trânsito muitas vezes não tolera. O pedestre tem que estar mais atento”.

O Observador Certificado Marcos Oriqui também destacou o aumento de idosos no trânsito e a possível redução de mobilidade e reflexo como um dos motivos para ocorrências de trânsito. Além de destacar alguns fatores de risco entre os condutores.

“O condutor também fala ao celular, ele supõe que nunc vai acontecer nada na frente dele. [...] Além do celular, é a velocidade, ele está em trânsito urbano e está a 60 km/h, a distância de frenagem no seco é de 15 metros depois que você começou a frear, no molhado, vai para 25 km/h, 30 km/h, e o último, é a questão do farol baixo durante o dia, não apague o farol, chame a atenção para o seu carro”, concluiu o Observador Certificado.

Os dados fechados deste ano pelo Infosiga apontam para 19 mortes por atropelamento na região de Campinas somente no mês de janeiro, esse foi o janeiro mais violento desde 2017, quando a região registrou 21 óbitos. Em comparação com janeiro de 2022, foram contabilizadas 15 mortes no trânsito. Aumento de mortes no trânsito na região metropolitana de Campinas de 26% do ano passado para 2023.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11445451/

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.