
REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/SP REGISTRA AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO
Ocorrências fatais no trânsito alcançaram o maior número de registros para o mês, desde 2017
Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do estado de São Paulo), a Região Metropolitana de Campinas registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de janeiro desde 2017, conforme a matéria do jornal da EPTV 2ª Edição, da EPTV - emissora afiliada à TV Globo, da última segunda (13). O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcos Oriqui, falou ao vivo com a reportagem sobre os possíveis motivos que levam a esse aumento de ocorrências fatais.
“Quando tem um acidente envolvendo um veículo e um pedestre, um atropelamento, a gente tem que analisar as duas possibilidades. Onde houve a causa raiz do acidente. Do ponto de vista do pedestre, a gente tem a distração. O trânsito tem velocidade, energia e se você estiver de fone de ouvido, falando ao celular, é uma distração que o trânsito muitas vezes não tolera. O pedestre tem que estar mais atento”.
O Observador Certificado Marcos Oriqui também destacou o aumento de idosos no trânsito e a possível redução de mobilidade e reflexo como um dos motivos para ocorrências de trânsito. Além de destacar alguns fatores de risco entre os condutores.
“O condutor também fala ao celular, ele supõe que nunc vai acontecer nada na frente dele. [...] Além do celular, é a velocidade, ele está em trânsito urbano e está a 60 km/h, a distância de frenagem no seco é de 15 metros depois que você começou a frear, no molhado, vai para 25 km/h, 30 km/h, e o último, é a questão do farol baixo durante o dia, não apague o farol, chame a atenção para o seu carro”, concluiu o Observador Certificado.
Os dados fechados deste ano pelo Infosiga apontam para 19 mortes por atropelamento na região de Campinas somente no mês de janeiro, esse foi o janeiro mais violento desde 2017, quando a região registrou 21 óbitos. Em comparação com janeiro de 2022, foram contabilizadas 15 mortes no trânsito. Aumento de mortes no trânsito na região metropolitana de Campinas de 26% do ano passado para 2023.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11445451/

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.