
RIO ÔNIBUS ABRE PROGRAMAÇÕES DO MOVIMENTO MAIO AMARELO NO RIO DE JANEIRO
Ações nacionais de combate a sinistros de trânsito são anunciadas em evento na sede do Rio Ônibus, no Rio de Janeiro
Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus. Junto a outras organizações, o Sindicato passa a colaborar com o Movimento criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que atua por um tráfego mais seguro, respeitoso, ético e cidadão, com foco em evitar as 45 mil mortes e o prejuízo financeiro de R$ 50 bilhões, que acometem o Brasil anualmente, como consequência dessa conjuntura.
Como parte das ações de ESG, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro passa a compartilhar diretrizes, condutas e conteúdos sugeridos pelo OBSERVATÓRIO e a engajar a alta e média lideranças das empresas de ônibus da cidade, ampliando a importância deste tema nas estratégias do negócio e do dia a dia da operação.
1/7
Adesão ao programa Entidade Laço Amarelo
Durante o evento, o Rio Ônibus recebeu ainda o selo oficial de adesão ao programa Entidade Laço Amarelo, permitindo acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, para aplicação em ações voltadas para a segurança no trânsito carioca.
Este ano, o Movimento Amarelo completa 10 anos. Neste novo momento, o foco das ações deixa de ser o fluxo de passageiros nos modais, e passa a ser as pessoas, independentemente de como elas se deslocam. Outra novidade é que todas as ações relacionadas ao programa Laço Amarelo são vinculadas às metas globais de segurança viária, prezando pelos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O objetivo da ONU é reduzir em 50% as mortes por sinistros de trânsito no mundo até 2030. O Brasil costuma ficar entre o terceiro e o quinto lugares, comparando com os demais países pesquisados. “Poder lançar o Movimento Maio Amarelo 2023 no Rio de Janeiro, em parceria com o Rio Ônibus é fundamental para ampliarmos o engajamento deste ano do Movimento. Os 10 anos de mobilização recebem hoje uma parceria inédita e que, certamente, trará muito mais segurança no trânsito a todos no estado”, explica Paulo Guimarães, CEO do Observatório.
1/4
Leia a matéria completa: https://rioonibus.com/noticias/rio-abre-programacoes-do-maio-amarelo/

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.