Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus. Junto a outras organizações, o Sindicato passa a colaborar com o Movimento criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que atua por um tráfego mais seguro, respeitoso, ético e cidadão, com foco em evitar as 45 mil mortes e o prejuízo financeiro de R$ 50 bilhões, que acometem o Brasil anualmente, como consequência dessa conjuntura.
Como parte das ações de ESG, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro passa a compartilhar diretrizes, condutas e conteúdos sugeridos pelo OBSERVATÓRIO e a engajar a alta e média lideranças das empresas de ônibus da cidade, ampliando a importância deste tema nas estratégias do negócio e do dia a dia da operação.
1/7
Adesão ao programa Entidade Laço Amarelo
Durante o evento, o Rio Ônibus recebeu ainda o selo oficial de adesão ao programa Entidade Laço Amarelo, permitindo acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, para aplicação em ações voltadas para a segurança no trânsito carioca.
Este ano, o Movimento Amarelo completa 10 anos. Neste novo momento, o foco das ações deixa de ser o fluxo de passageiros nos modais, e passa a ser as pessoas, independentemente de como elas se deslocam. Outra novidade é que todas as ações relacionadas ao programa Laço Amarelo são vinculadas às metas globais de segurança viária, prezando pelos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O objetivo da ONU é reduzir em 50% as mortes por sinistros de trânsito no mundo até 2030. O Brasil costuma ficar entre o terceiro e o quinto lugares, comparando com os demais países pesquisados. “Poder lançar o Movimento Maio Amarelo 2023 no Rio de Janeiro, em parceria com o Rio Ônibus é fundamental para ampliarmos o engajamento deste ano do Movimento. Os 10 anos de mobilização recebem hoje uma parceria inédita e que, certamente, trará muito mais segurança no trânsito a todos no estado”, explica Paulo Guimarães, CEO do Observatório.
1/4
Leia a matéria completa: https://rioonibus.com/noticias/rio-abre-programacoes-do-maio-amarelo/
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto