Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus. Junto a outras organizações, o Sindicato passa a colaborar com o Movimento criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que atua por um tráfego mais seguro, respeitoso, ético e cidadão, com foco em evitar as 45 mil mortes e o prejuízo financeiro de R$ 50 bilhões, que acometem o Brasil anualmente, como consequência dessa conjuntura.
Como parte das ações de ESG, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro passa a compartilhar diretrizes, condutas e conteúdos sugeridos pelo OBSERVATÓRIO e a engajar a alta e média lideranças das empresas de ônibus da cidade, ampliando a importância deste tema nas estratégias do negócio e do dia a dia da operação.
1/7
Adesão ao programa Entidade Laço Amarelo
Durante o evento, o Rio Ônibus recebeu ainda o selo oficial de adesão ao programa Entidade Laço Amarelo, permitindo acesso a todo o conteúdo, estudos e pesquisas desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, para aplicação em ações voltadas para a segurança no trânsito carioca.
Este ano, o Movimento Amarelo completa 10 anos. Neste novo momento, o foco das ações deixa de ser o fluxo de passageiros nos modais, e passa a ser as pessoas, independentemente de como elas se deslocam. Outra novidade é que todas as ações relacionadas ao programa Laço Amarelo são vinculadas às metas globais de segurança viária, prezando pelos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O objetivo da ONU é reduzir em 50% as mortes por sinistros de trânsito no mundo até 2030. O Brasil costuma ficar entre o terceiro e o quinto lugares, comparando com os demais países pesquisados. “Poder lançar o Movimento Maio Amarelo 2023 no Rio de Janeiro, em parceria com o Rio Ônibus é fundamental para ampliarmos o engajamento deste ano do Movimento. Os 10 anos de mobilização recebem hoje uma parceria inédita e que, certamente, trará muito mais segurança no trânsito a todos no estado”, explica Paulo Guimarães, CEO do Observatório.
1/4
Leia a matéria completa: https://rioonibus.com/noticias/rio-abre-programacoes-do-maio-amarelo/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.