A 1ª Reunião de alinhamento dos setores envolvidos no transporte escolar, foi realizada na última terça-feira (29), na sede da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Brasília, no Distrito Federal. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo Observador Certificado Arthur Magalhães, foi uma das entidades e órgãos convidados a participar do encontro que planejou ações para a conscientização e aprimoramento do transporte seguro.
Essa reunião promovida pela PRF teve como foco principal orientar e conscientizar as Secretarias de Educação, tanto estaduais como municipais, sobre a importância do transporte seguro de escolares e como elas podem contribuir na diminuição dos altos índices de sinistros de trânsito em todo o Brasil.
Vale ressaltar que a reunião tem importância estratégica para a sociedade e para a instituição, uma vez que os referidos veículos transportam crianças e adolescentes, os quais, em sua grande maioria, dependem apenas desse meio para a sua locomoção. Além do mais, esses menores vulneráveis acabam submetendo-se aos riscos inerentes a esse transporte, que muitas vezes, por desconhecimento dos envolvidos, não estão adequados às normas vigentes, as quais visam garantir a segurança dos seus usuários.
Com essa parceria, serão realizadas ações de fiscalização e educação entre os órgãos e entidades, com foco na conscientização sobre como o transporte escolar seguro pode reduzir o índice de ocorrências no trânsito e proteger esses estudantes em seus deslocamentos diários.
A proposta também destaca o período de início dessas ações, previstas para outubro, por meio de uma live de abertura como chamamento de ações para todo o país, que terá a sua data de realização divulgada em breve.
Ação educativa integrada acontece em Guarulhos-SP
Dentro do Programa “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber, em parceria com órgãos gestores de trânsito de diversas cidades, chega nesta quarta-feira, 19 de março, a Guarulhos-SP, a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.