A Prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo, inaugurou na última quarta-feira (05), a 1ª EPT-SV (Escola Pública de Trânsito e Segurança Viária) do Vale do Paraíba. A unidade está instalada no 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior). O evento contou com a presença dos Observadores Certificados Dorival Mariano dos Santos e Alex Alves, representando o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté em parceria com a Polícia Militar e tem como objetivo desenvolver ações práticas e pedagógicas voltadas à educação no trânsito, principalmente para as crianças. A unidade inaugurada no município é a segunda maior do estado de São Paulo e a primeira desenvolvida em parceria com a Polícia Militar.
O evento contou com a presença do prefeito José Saud, do secretário de Mobilidade Urbana, Tiago Dias, e de diversas autoridades representando a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vereadores entre outros.
Alunos de duas escolas municipais também participaram da cerimônia. Adolescentes da escola Prof. Lafayette Rodrigues Pereira fizeram uma breve apresentação para as autoridades presentes e as crianças da escola Prof. Ana Silvia Paolichi Ferro estrearam o minicircuito de trânsito instalado no local, com pistas de rolamento, sinalização horizontal, travessia de pedestres, ciclovia e outros detalhes que simulam uma via normal. A iniciativa tem como objetivo desenvolver atividades de forma prática e lúdica com crianças de diversas idades.
Leia a matéria completa: https://taubate.sp.gov.br/novo/noticias/prefeitura-inaugura-escola-publica-de-transito-e-seguranca-viaria-de-taubate-2/
1/6
Fotos: Prefeitura de Taubaté/Divulgação
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto