O artigo do portal “Notícias Concursos” da última quarta-feira (22), destacou a questão sobre os direitos e as indenizações previstas em lei para as pessoas envolvidas em sinistros de trânsito. A publicação utilizou dados do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre óbitos anuais no trânsito para embasar o debate.
Conforme dados do OBSERVATÓRIO compilados pela publicação, em 2021, o Brasil apresentou um aumento de 3,35% no total de óbitos registrados no trânsito, totalizando 33.813 mortes por sinistros de trânsito, um aumento de 1.097 óbitos em comparação com os dados de 2020. E em 2023, segundo o Portal do Trânsito, estima-se que 11 pessoas morrem por dia nas rodovias federais brasileiras em decorrência de sinistros, considerando o período entre janeiro e setembro.
Estas estatísticas representam a destruição de sonhos, famílias, carreiras e projetos. Para amenizar esse sofrimento, a orientação jurídica para as vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares é de grande importância.
Indenização paga pelo culpado ou responsável pelo acidente de trânsito
Quando acontece mais um acidente de trânsito, automaticamente nos vem à mente a pergunta: quem foi o culpado? Nem sempre a resposta é clara, pois não é possível ter conhecimento de todos os fatos envolvidos no sinistro. Por isso, cada caso deve ser analisado com bastante cuidado.
Porém, em diversas circunstâncias, a culpa pelo acidente é bastante evidente, como no caso de:
Leia o artigo completo: https://noticiasconcursos.com.br/acidentes-de-transito-podem-gerar-indenizacao/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.