Trânsito

ARTIGO SOBRE PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO EM SINITROS DE TRÂNSITO UTILIZA DADOS DO OBSERVATÓRIO

Publicação trata sobre os direitos e as indenizações previstas em lei para pessoas envolvidas em sinistros de trânsito

Escrito por Portal ONSV

29 NOV 2023 - 11H06 (Atualizada em 05 DEZ 2023 - 10H59)

O artigo do portal “Notícias Concursos” da última quarta-feira (22), destacou a questão sobre os direitos e as indenizações previstas em lei para as pessoas envolvidas em sinistros de trânsito. A publicação utilizou dados do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre óbitos anuais no trânsito para embasar o debate.

Conforme dados do OBSERVATÓRIO compilados pela publicação, em 2021, o Brasil apresentou um aumento de 3,35% no total de óbitos registrados no trânsito, totalizando 33.813 mortes por sinistros de trânsito, um aumento de 1.097 óbitos em comparação com os dados de 2020. E em 2023, segundo o Portal do Trânsito, estima-se que 11 pessoas morrem por dia nas rodovias federais brasileiras em decorrência de sinistros, considerando o período entre janeiro e setembro.

Estas estatísticas representam a destruição de sonhos, famílias, carreiras e projetos. Para amenizar esse sofrimento, a orientação jurídica para as vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares é de grande importância.

Indenização paga pelo culpado ou responsável pelo acidente de trânsito

Quando acontece mais um acidente de trânsito, automaticamente nos vem à mente a pergunta: quem foi o culpado? Nem sempre a resposta é clara, pois não é possível ter conhecimento de todos os fatos envolvidos no sinistro. Por isso, cada caso deve ser analisado com bastante cuidado.

Porém, em diversas circunstâncias, a culpa pelo acidente é bastante evidente, como no caso de:

  • motorista que desrespeita placa de “Pare”;
  • motorista que desrespeita semáforo “vermelho”;
  • motorista que, em cruzamento não sinalizado, deixa de dar a preferência para quem vem à direita;
  • motorista que deixa de dar a preferência para quem já está em circulação em rotatória;
  • motorista que muda de faixa de rolamento sem sinalizar;
  • pedestre atropelado na faixa;
  • queda de motocicleta causada por buraco na pista;
  • queda de motocicleta ocasionada por quebra molas sem sinalização.

Leia o artigo completo: https://noticiasconcursos.com.br/acidentes-de-transito-podem-gerar-indenizacao/

Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Trânsito

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.