Matérias

“Condutores e as bicicletas” é o tema de agosto da Agenda Positiva

Escrito por Portal ONSV

31 JUL 2015 - 16H26

Agosto traz nova proposta para os apoiadores do Maio Amarelo. Agora, é tempo de preparar e realizar ações com a temática “Condutores e as Bicicletas”. Está aí uma relação que pode e deve ser mais harmônica no trânsito para a segurança de todos, sobretudo, neste momento que a bicicleta ganha status como um transporte sustentável e que pode garantir mais qualidade de vida e saúde. Em todo o mundo, esse meio de transporte ganha mais adesão e também novos espaços sejam segregados ou não.

A relação entre condutores e ciclistas está longe de ser a ideal. É muito comum reclamações das duas partes na hora de compartilhar a via; por isso, o trabalho de convencimento de ambos para que a convivência e o diálogo entre eles seja pautado pela gentileza e pelo cuidado com os mais frágeis deve ser intensificado.

Por um lado, os apoiadores devem reforçar aos motoristas a agir com respeito com os ciclistas – nas aproximações de bikes, reduzir sempre a velocidade, não esquecer de sinalizar, manter distância de segurança e lembrar que as bicicletas são veículos com menor proteção; que não desenvolvem velocidades tão altas quanto os veículos. Portanto, paciência é outro lema para que exista um bom relacionamento entre as partes.

Já os ciclistas também devem fazer a sua parte para colaborar no processo de segurança nas vias. Algumas dicas como se fazer visível, usar roupas que permitam isso; sinalizar intenções de conversões ou paradas, trafegar somente no sentido do fluxo da via, podem garantir a sobrevivência.

O ciclista deve tratar sua bike como um veículo, portanto, não circular sobre calçadas, espaço do pedestre.

Para que todos possam viver em paz no trânsito, os dois segmentos devem saber dialogar, reconhecer as atitudes um do outro e estarem dispostos a entender que a rua é um espaço de todos.

A Agenda Positiva é uma estratégia do Movimento Maio Amarelo para colocar em debate temas para serem trabalhados por todos os apoiadores na construção de mais conscientização para a proteção à vida.

A cada mês, o Movimento lança um novo tema para que toda a sociedade reflita como pode agir para orientar seu público.

Para trabalhar o tema com seu público, não deixe de acessar as dicas no site do Maio Amarelo. O Movimento disponibiliza gratuitamente, uma série de materiais, como vídeos educativos, boletins para rádios, folhetos e cartazes, posts com dicas e orientações. Os materiais podem ser reproduzidos, inclusive, estampando a logomarca daqueles que atuam por um trânsito mais seguro.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.