Matérias

CEBDS e ONSV lançam ferramenta de autoavaliação empresarial em segurança viária

Escrito por Portal ONSV

18 NOV 2015 - 09H10

O uso é gratuito e empresas poderão avaliar o seu desempenho, reduzir prejuízos com acidentes, além de ampliar a proteção dos recursos humanos

Empresas de todo o Brasil já contam com uma ferramenta gratuita para avaliar a exposição aos riscos e incentivar melhorias no padrão de segurança viária, internamente.

A Ferramenta de Autoavaliação Empresarial em Segurança Viária é resultado de uma parceria entre o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), que nos últimos meses construíram o instrumento eletrônico  e lançaram, também, um Manual de Boas Práticas para apresentar modelos bem- sucedidos de gestão da segurança viária que podem ser replicados pelas empresas de todo o Brasil.

Com a ferramenta, que já pode ser acessada no site das duas entidades, de forma gratuita, as empresas poderão avaliar a exposição aos riscos no transporte de suas equipes e cargas e buscar soluções para reduzir os acidentes nos deslocamentos; e, por consequência, todos os custos resultantes dessa situação.

Tanto a ferramenta quanto o Manual foram lançados em 18 de novembro,  na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária, em Brasília.

De acordo com as duas entidades, 10% das mortes no trânsito no Brasil acontecem em deslocamentos a serviço; e o país, segundo ranking mundial da OMS (Organização Mundial de saúde), ocupa o quarto lugar em acidentes de trânsito, totalizando mais de 42 mil mortes em 2013, de acordo com o  Ministério da Saúde.

A ferramenta permite que as empresas possam avaliar as situações pré, durante e pós-acidente, analisando o comportamento humano (os condutores), o veículo e o ambiente (as condições viárias); e, assim, buscar alternativas para redução dos prejuízos de toda ordem.

Vale destacar que as empresas terão inúmeros benefícios com a ferramenta, uma vez que poderão encontrar soluções para a redução de mortes e lesões de colaboradores, aumento de produtividade, redução de afastamentos dos acidentados, redução de acidentes ambientais no caso de cargas perigosas; diminuição das perdas de cargas; enfim, de uma série de prejuízos que a segurança viária pode impedir.

Além da ferramenta, as entidades construíram juntos um Manual de Boas Práticas que poderá servir de referência para que as empresas também busquem modelos que podem ser aplicados na sua realidade. São apresentados modelos nacionais e internacionais.

Para fazer o download da ferramenta, basta clicar neste link:

Clique aqui para fazer o download

Conheça o Manual de Boas Práticas

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.