É sempre bom lembrar a importância do correto posicionamento dos espelhos retrovisores para evitar acidentes de trânsito. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em 2008 permanece bastante atual, pois fala sobre o perigo dos acidentes ocasionados por pontos cegos ocasionados pelo mal posicionamento desses itens de segurança nos veículos: https://www.youtube.com/watch?v=3xKz5UmMrjw&list=PLqFpmUXgcca2wlBC2MhDyrizL4hHou-rk&index=1
Dicas para o ajuste perfeito
Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores. Você pode seguir esses passos:
– Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los, o motorista tem mais visão do que está ao lado.
– O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.
– Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.
– Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.
Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.
Pela redução de sinistros de trânsito, tecnologia poderá substituir motoristas no futuro?
O caderno Mobilidade Estadão da última quinta-feira (02), consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, para falar sobre iniciativas tecnológicas que visem a redução de sinistros de trânsito no Brasil. Uma delas, o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina, Volare Attack 8.
Observador Certificado destaca Maio Amarelo em entrevista para portal de notícias de Assis/SP
O portal Abordagem Notícias, de Assis e Região, no interior do estado de São Paulo, entrevistou o Observador Certificado e representante do Maio Amarelo, André Ferreira dos Santos, na última quarta-feira (24), para falar sobre a relevância do Movimento que se inicia em maio e tem como finalidade a conscientização e redução de mortes no trânsito.
Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo
O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.