fbpx
Loader
Experiência interativa mostra como ciclistas e motociclistas se sentem no trânsito
28150
post-template-default,single,single-post,postid-28150,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

Experiência interativa mostra como ciclistas e motociclistas se sentem no trânsito

Experiência interativa mostra como ciclistas e motociclistas se sentem no trânsito

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária leva ao Parque Ibirapuera um simulador que mostra os riscos de quando um veículo maior se aproxima demais de alguém em um veículo menor

Colocar os motoristas de carro no lugar de quem sente os riscos de usar bicicleta ou moto para se deslocar: esse é o objetivo da experiência interativa que será instalada no Parque Ibirapuera/SP no próximo domingo (19 de setembro), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária com o apoio da Uber. A ação ocorre durante a Semana Nacional de Trânsito, período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como diminuir as chances de sinistros de trânsito para todos que fazem parte do ecossistema viário das cidades.

A experiência contará com uma bicicleta dentro de uma câmara interativa com som, vídeo, vento e vibrações, simulando a sensação de um ciclista quando um carro ou um veículo maior se aproxima demasiadamente, podendo assustar a pessoa que está na via ou até mesmo causar um sinistro. Quem estiver no Parque Ibirapuera no dia da ação poderá acessar gratuitamente o simulador e realizar a imersão. Além disso, representantes do OBSERVATÓRIO também realizarão orientações educativas pessoalmente para que as pessoas possam ter um comportamento cada vez mais seguro no trânsito.

O nosso tema de 2021 é ‘Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito’, e termos um experimento onde colocamos o cidadão no lugar do outro, promove o conhecimento e consequentemente a empatia. Isso é uma forma de trazer mais sensibilidade para quem está em veículos maiores e podem ajudar a prevenir acidentes para quem está mais vulnerável”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

O OBSERVATÓRIO também promoverá, durante a Semana, uma série de webinars relacionados à segurança viária, com debates sobre ações desenvolvidas pela instituição e que visam englobar toda a sociedade em um dos temas mais relevantes ao País, o trânsito. “É fundamental termos cada vez mais a consciência da responsabilidade de cada um e a contribuição que podemos ter na segurança viária das cidades. A programação completa dessa Semana enfatiza justamente o cuidado necessário com as pessoas que correm mais riscos por estarem em veículos menores “, completa Ramalho.

“Simular a sensação de insegurança que pode ser causada por um veículo maior mostra o quão importante é prestar mais atenção nas pessoas que estão mais vulneráveis no trânsito, como é o caso dos ciclistas e motociclistas. A Uber entende que é fundamental ajudar na prevenção de acidentes e que trazer essa vivência pode contribuir para sensibilizar as pessoas para tomarem mais cuidado na condução”, afirma Araceli Almeida, gerente de Operações de Segurança da Uber.

A iniciativa apoiada pela Uber se soma a outras ações já realizadas pela empresa para segurança viária como, por exemplo, seguro de acidentes pessoais em todas as viagens com  o aplicativo, o checklist de segurança para usuários de moto e bike, vídeos educativos para entregadores parceiros, podcast para usuários e condutores de Uber Motoaviso de ciclofaixa na hora do desembarque, além do limite de horas online dos motoristas parceiros.

Confira aqui todas as ações que a Uber tem contribuído para ajudar a reduzir acidentes e tornar o trânsito mais seguro.

Data: Domingo, 19/09/2021

Local: Parque Ibirapuera, próximo ao portão 10.

Horário de funcionamento: 9h às 17h

Entrada: Gratuita*

*Para acessar o simulador, a pessoa deverá passar por uma verificação de temperatura, além de aguardar a higienização do local, seguindo os procedimentos de prevenção à COVID-19.

Para mais informações: comunicacao@onsv.org.br / press@uber.com

No Comments

Post A Comment