Matérias

Experiência interativa mostra como ciclistas e motociclistas se sentem no trânsito

Escrito por Portal ONSV

15 SET 2021 - 12H52

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária leva ao Parque Ibirapuera um simulador que mostra os riscos de quando um veículo maior se aproxima demais de alguém em um veículo menor

Colocar os motoristas de carro no lugar de quem sente os riscos de usar bicicleta ou moto para se deslocar: esse é o objetivo da experiência interativa que será instalada no Parque Ibirapuera/SP no próximo domingo (19 de setembro), pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária com o apoio da Uber. A ação ocorre durante a Semana Nacional de Trânsito, período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como diminuir as chances de sinistros de trânsito para todos que fazem parte do ecossistema viário das cidades.

A experiência contará com uma bicicleta dentro de uma câmara interativa com som, vídeo, vento e vibrações, simulando a sensação de um ciclista quando um carro ou um veículo maior se aproxima demasiadamente, podendo assustar a pessoa que está na via ou até mesmo causar um sinistro. Quem estiver no Parque Ibirapuera no dia da ação poderá acessar gratuitamente o simulador e realizar a imersão. Além disso, representantes do OBSERVATÓRIO também realizarão orientações educativas pessoalmente para que as pessoas possam ter um comportamento cada vez mais seguro no trânsito.

""

O nosso tema de 2021 é 'Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito', e termos um experimento onde colocamos o cidadão no lugar do outro, promove o conhecimento e consequentemente a empatia. Isso é uma forma de trazer mais sensibilidade para quem está em veículos maiores e podem ajudar a prevenir acidentes para quem está mais vulnerável", afirma José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

""

O OBSERVATÓRIO também promoverá, durante a Semana, uma série de webinars relacionados à segurança viária, com debates sobre ações desenvolvidas pela instituição e que visam englobar toda a sociedade em um dos temas mais relevantes ao País, o trânsito. "É fundamental termos cada vez mais a consciência da responsabilidade de cada um e a contribuição que podemos ter na segurança viária das cidades. A programação completa dessa Semana enfatiza justamente o cuidado necessário com as pessoas que correm mais riscos por estarem em veículos menores ", completa Ramalho.

"Simular a sensação de insegurança que pode ser causada por um veículo maior mostra o quão importante é prestar mais atenção nas pessoas que estão mais vulneráveis no trânsito, como é o caso dos ciclistas e motociclistas. A Uber entende que é fundamental ajudar na prevenção de acidentes e que trazer essa vivência pode contribuir para sensibilizar as pessoas para tomarem mais cuidado na condução", afirma Araceli Almeida, gerente de Operações de Segurança da Uber.

A iniciativa apoiada pela Uber se soma a outras ações já realizadas pela empresa para segurança viária como, por exemplo, seguro de acidentes pessoais em todas as viagens com  o aplicativo, o checklist de segurança para usuários de moto e bike, vídeos educativos para entregadores parceiros, podcast para usuários e condutores de Uber Motoaviso de ciclofaixa na hora do desembarque, além do limite de horas online dos motoristas parceiros.

Confira aqui todas as ações que a Uber tem contribuído para ajudar a reduzir acidentes e tornar o trânsito mais seguro.

Data: Domingo, 19/09/2021

Local: Parque Ibirapuera, próximo ao portão 10.

Horário de funcionamento: 9h às 17h

Entrada: Gratuita*

""

*Para acessar o simulador, a pessoa deverá passar por uma verificação de temperatura, além de aguardar a higienização do local, seguindo os procedimentos de prevenção à COVID-19.

Para mais informações: comunicacao@onsv.org.br / press@uber.com

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.