Matérias

Folgados na pista: OBSERVATÓRIO comenta sobre alto número de motoristas que não usam a seta em São José do Rio Preto

Escrito por Portal ONSV

17 MAR 2020 - 13H52

O jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto (SP), iniciou na última sexta-feira (13/03), uma série de reportagens especiais intitulada “Folgados na Pista”. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou o descaso do não uso da seta pelos motoristas e como esse costume pode causar acidentes e até, levar ao óbito.

Na tarde da quarta-feira (11/03), a equipe do jornal Diário da Região flagrou em 10 minutos, em uma única rotatória da cidade, 55 motoristas mudando de direção sem utilizar a seta. Apesar da infração de trânsito, a prática é comum e tem ficado impune em São José do Rio Preto.

Segundo o porta-voz da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Preto, não existe uma fiscalização da guarda direcionada ao não uso da seta. “O que existe é o patrulhamento de rotina. É durante o patrulhamento pelas vias que o agente visualiza e aplica a infração”, e explica, “Geralmente, quando o condutor do veículo vê a viatura, ele dá seta, pois sabe que poderá ser autuado”, argumenta sobre o baixo número de autuações.

Para o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, uma das únicas formas de reverter o quadro é através da fiscalização. “O que funciona efetivamente é a fiscalização, porque ela está ali para fazer com que o indivíduo cumpra a lei. Só a fiscalização pode mudar o comportamento de quem sabe o que é certo e o que é errado, mas mesmo assim, decide fazer o errado”, advertiu.

Garonce alerta para a falta de conscientização das pessoas sobre os riscos do trânsito: “O trânsito mata muito mais que o coronavírus e as pessoas continuam a agir como se o coronavírus fosse o mal maior”, encerra.

Conforme o artigo 196 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação: Infração – grave, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Penalidade – multa de R$ 195,23.

Leia a matéria completa em: https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2020/03/cidades/transito/1187614-em-rio-preto-motorista-nao-da-seta-e-fica-impune.html

Foto: Rone Carvalho/Diário da Região

Sest_senat_apresenta_projeto_motorista_serie_a_senatran
Matérias

Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Regiao_metropolitana_de_belo_horizonte_registra_quatro_obitos_de_sinistros_de_transito_mesmo_dia
Observadores Certificados

Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia

O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.

Artigo_Mobilidade_das_mulheres_e_seguranca_viaria
Artigos

Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária

A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.