O trânsito nas grandes e médias cidades brasileiras é algo que sem dúvida poderia melhorar muito mais. Considerado como um dos países que mais sofrem com os acidentes automobilísticos, o Brasil necessita urgentemente de uma mudança não somente na qualidade dos veículos e das pistas, mas também na formação de condutores.
Segundo José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, a quantidade de 20 horas de aulas práticas que o futuro condutor tem na autoescola é insuficiente para que ele possa de fato se tornar um bom motorista. Além disso, outro ponto discutido na audiência pública da Comissão de Viação e transporte da Câmara dos Deputados foi o índice de aprovação de 60% exigido das autoescolas para que pudessem continuar em funcionamento, que daria margem para uma mercantilização da aprovação.
Ainda nessa reunião, admitiu-se que a culpa pelo crescente número de acidentes de trânsito no país não é somente dos cidadãos, mas também da fiscalização insuficiente em estradas e autoescolas. Nessa audiência, o deputado Hugo Leal (PSC – RJ) anunciou a criação de um grupo específico para discutir e analisar a formação de condutores de veículos no país, o papel das autoescolas e a responsabilidade dos órgãos públicos nesse processo.
Com mais de 40 mil mortes todos os anos no trânsito, somos o quarto país com mais acidentes fatais. Parece que finalmente as autoridades brasileiras resolveram olhar para o problema e talvez, com um pouco de sorte e boa vontade, possamos reverter esse triste quadro.
POR EBENÉZER CARVALHO
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.