Acionado quase que instintivamente a cada momento em que o condutor para o veículo, ou logo depois de dar a partida, o freio de mão (ou freio de estacionamento) é um importante item de segurança dos veículos e também requer cuidados, uma vez que, como qualquer outro componente, ele também se desgasta. Afinal já imaginou se ao acioná-lo deu veículo, em lugar de parar, começa a descer uma ladeira?
Para mantê-lo nas condições ideais é aconselhável que o item passe por revisão, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros rodados . Isso porque ele perde a eficiência com uso prolongado e, caso não esteja bem regulado ou em condições ideais de funcionamento, pode ser causa de graves acidentes.
Além da quilometragem, como saber que o freio de mão precisa de ajuste? A resposta ao questionamento é bastante simples: quando você perceber que a alavanca do freio de mão faz com que ele pare quando está bem puxada para cima, ou seja, quase que apontando para o teto. Se isso ocorrer saiba que fazer um ajuste é urgente.
A forma com a qual o condutor do veículo utiliza o freio de mão também influencia em sua vida útil. Ou seja, tanto quanto o cuidado com a manutenção, o manuseio é importante para sua preservação. O ideal é que o sistema seja acionado suavemente para que seja evitado seu desgaste prematuro. Se o condutor tiver o hábito de puxar a alavanca com força, o cabo de aço e outras partes móveis ligadas a ele vão afrouxando em menor espaço de tempo.
O freio de mão, em veículos com transmissão manual, além de sua função principal de impedir que o carro se movimente enquanto estacionado, pode também ajudar o condutor a arrancar em subidas fortes.
Na maior parte dos veículos, o freio de estacionamento é acionado por meio de uma alavanca que fica entre os bancos dianteiros. Mas existem também acionamentos por pedal (comum entre picapes e utilitários-esportivo) e nos carros mais modernos, o sistema elétrico, ligado por um botão localizado no console central. Independentemente da sua forma de acionamento, ele não deve ser usado com o carro em movimento. Isso só deve ocorrer em situação de emergência na hipótese de haver falha no freio de pedais.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.