Dentro do Programa Observar da parceria estratégica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a empresa Pósgraduar/Nova Capacitar, guardas municipais da cidade mineira de Andradas estão recebendo o curso Agente de Trânsito desde o início de novembro.
A formação é prevista pela Portaria 94, de 31 de maio de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é requisito para a atuação dos guardas como agentes após a municipalização do trânsito.
Ao todo são 200 horas de curso que tem os seguintes módulos: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel do Educador e do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.
O curso está sendo realizado na sede da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Todos os instrutores são guardas municipais com formação ou atuação na área. O módulo de Prática Operacional ocorrerá durante o mês de dezembro, quando os guardas, sob orientação dos instrutores, realizarão blitz educativas pela cidade, aprendendo técnicas de abordagem, práticas de fiscalização e operação.
Para Anderton de Andradas Leoncio, comandante da Guarda Municipal de Andradas, o curso é essencial para qualquer cidade que esteja municipalizando o trânsito. “Com a base curricular completa, que engloba tráfego, fiscalização e educação, tomamos ciência do que é o trânsito para uma melhor atuação e para tentar mudar a realidade, já que a educação no trânsito é muito baixa, e fazer a diferença nas vias é essencial”, disse.
A Pósgraduar e o OBSERVATÓRIO firmaram parceria no 2º semestre de 2017 para promoverem treinamento e especialização a várias categorias que atuam na área de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no endereço: www.posgraduar.com.br.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.